Logo CNA

Alagoas

Senar/AL e Embrapa discutem parceria para beneficiar os produtores do Canal do Sertão
Embrapa edited

Projeto deve oferecer capacitação continuada para produção de hortaliças

23 de maio 2023

Por: Kelmenn Freitas

Fonte: Senar Alagoas

O Senar Alagoas e a Embrapa discutem uma nova parceria que vai beneficiar os produtores rurais da região do Canal do Sertão. Na última quarta-feira (17), o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, se reuniu com a pesquisadora Flávia Teixeira, da Embrapa Hortaliças.

Eles conversaram sobre o projeto de capacitação continuada para produção de hortaliças no Alto Sertão do estado. A parceria será de fundamental importância para a integração direta de agente de assistência técnica, extensionistas rurais e produtores chave às ações que serão realizadas. Está previsto um processo de capacitação contínua para a troca de experiências e divulgação de informações e resultados.

As culturas a serem trabalhadas na região do Canal do Sertão, usando materiais genéticos desenvolvidos pela Embrapa, serão as de alface, tomate, cenoura, melão, batata-doce, pimentão, dentre outras.

Alguns produtores chave para a implantação de unidades demonstrativas já foram selecionados. A montagem dessas áreas já está acontecendo por meio de recursos disponibilizados pelo projeto aprovado.

A parceria é de fundamental importância para a região semiárida de Alagoas, devido à adversidade climática e a necessidade de ajuste e aprimoramento de práticas agrícolas.

A próxima etapa é a elaboração de um instrumento de colaboração entre a Embrapa e o Senar Alagoas, para que as atividades no campo possam ser iniciadas. Além do presidente da Faeal e da pesquisadora da Embrapa, também participaram da reunião o superintendente do Senar no estado, Fernando Dória, e o seu adjunto, Anderson Soares.

Matérias Relacionadas