Senar Agroup conecta produtor à inovação tecnológica no campo

Com apenas seis meses de existência, a Rede de Inovação do Sistema CNA/SENAR promoveu a busca de soluções para os problemas do agronegócio brasileiro
Brasília (01/11/2019) – Conectar o produtor à inovação tecnológica e proporcionar mais eficiência à atividade rural é o foco do AgroUp, Rede Nacional de Inovação para o Agronegócio criada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Com apenas seis meses de existência, o AgroUp desenvolveu diversas soluções para o agronegócio brasileiro nos chamados hackathons, maratonas de programação que reúnem profissionais de várias áreas por períodos de 48h a 54h com foco na criação de um novo produto digital.
"Esses eventos têm como objetivo principal a mobilização da comunidade de inovação para os temas do agro, além de buscar soluções aos principais desafios levantados previamente pelo AgroUp com o produtor rural” afirmou o coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira.
Em Luís Eduardo Magalhães (BA), o hackathon AgroUp premiou três iniciativas que devem começar a ser testadas por produtores rurais no próximo ano.
São dois aplicativos. Um aproxima a demanda e a oferta de grãos entre corretores e possíveis compradores, fazendo com que o processo seja feito de forma mais rápida e com grande oferta. O outro é o de gerenciamento de unidade de pisciculturas para ajudar o produtor nas tomadas de decisões e na comercialização.
Há também um software que coleta informações de incêndios e envia alertas dos focos ajudando no combate às chamas por meio do App AGRI Unfire.
Em Minas Gerais, o foco foi a cadeia do leite no hackathon em Santa Rita do Sapucaí. Segundo Gisele Ramos, coordenadora Regional de Escritório do AgroUp no estado, a maratona no município focou em dois cenários críticos da cadeia: ganho de produtividade e redução de custos dentro da propriedade.
“Dentro desses dois cenários trabalhamos vários problemas que impactam na produtividade e nos custos. Tivemos soluções bem diversas que variaram de criptomoedas até dispositivos para identificação do cio dos animais. Foi bem rico” explicou.
Gisele reforçou que o principal objetivo do evento foi conectar pessoas ligadas ao universo da tecnologia e da inovação ao agro. “Várias pessoas que não conheciam o agro perceberam que existe oportunidade de usar a tecnologia para transformar a realidade do agronegócio. O futuro do agro depende dessa transformação digital.”
As soluções que se destacaram em Santa Rita do Sapucaí foram um aplicativo que o produtor pode transformar o leite em moeda virtual, além de duas startups. Uma tem um sistema com sensores utilizando inteligência artificial, no qual o produtor poderá controlar a produção do leite por animal/dia. A outra apresentou a tecnologia para o controle do período do cio animal, já que o atraso pode gerar prejuízo para o produtor.
Os próximos hackathons acontecem em novembro no município de Vitória da Conquista (BA) para buscar soluções para a cadeia da bovinocultura de corte e em Belo Horizonte (MG), voltado à cadeia do café. Em dezembro será em Dourados (MS) e Porto Alegre (RS). Para mais informações, acesse a página do AgroUp: https://cnabrasil.org.br/pagin...
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte
Matérias Relacionadas

Novidades tecnológicas e recorde da safra de soja marcam abertura da Showtec 2023
Feira começou na terça (23), em Maracaju

FAEP conhece técnicas de Israel para produzir alimentos no deserto
Apesar das condições extremas, país do Oriente Médio utiliza soluções tecnológicas para garantir água para o meio rural e autossuficiência em diversas cadeias produtivas

Instituto CNA promove encontro de hubs do Sistema CNA e Federações
Reunião, em Brasília, discutiu a nacionalização de projetos e iniciativas tecnológicas para o agro

Rastreabilidade bovina contribui para agregar valor à carne brasileira
Afirmação foi do diretor executivo adjunto do Instituto CNA em evento na sexta (17)

Start Agro Innovation 2023: Senar Goiás lança, neste sábado, programas de inovação para agro
Evento ocorre das 09h às 13h30

Primeiro Hub do Agro na Bahia será inaugurado em Salvador
Espaço vai reunir startups, incubadoras, aceleradoras e ventures para pensarem e desenvolverem soluções inovadoras para agropecuária baiana e brasileira

Sistema CNA/Senar destaca ações sobre inovação no agro
Diretor executivo adjunto do Instituto CNA falou sobre o tema em Foz do Iguaçu

CNA assume presidência da Câmara Temática de Inovação Agrodigital do Mapa
David Schmidt, que também preside a Comissão Nacional de Irrigação da CNA, foi indicado para conduzir o colegiado