Logo CNA

Acre

SENAR – Acre retoma atividades presenciais no Estado

5 de agosto 2020

Por: Astorige Carneiro (ASCOM/SENAR - Acre)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Acre) segue com as readequações necessárias na atual crise do coronavírus. O encerramento gradual do home office começou no mês de julho, junto com as primeiras movimentações para prosseguir com a oferta de cursos e treinamentos presenciais voltados para a população rural acreana.

Desde o início das medidas de segurança no Estado há quatro meses, o SENAR – Acre ficou apenas um mês com 100% das atividades encerradas, para replanejamento estratégico. Em seguida, teve início o atendimento virtual da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), seguido pela criação do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) para os alunos do curso técnico da instituição.

retomada1

Medidas de segurança continuam sendo obedecidas durante os cursos do SENAR - AC. Foto: Reprodução

A partir do mês de julho, seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do SENAR Nacional, com sede em Brasília, os atendimentos presenciais da ATeG foram reiniciados, juntamente com a oferta de cursos e treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) para as comunidades rurais acreanas: entre os dias 26 e 27 de julho, foram ofertados os treinamentos de “Manejo da maternidade dos bovinos de corte” e “Neonatologia de bovinos de corte”, no município de Porto Acre.

retomada2

Máscaras e álcool em gel são disponibilizados para os participantes das atividades. Foto: Reprodução

“O SENAR está se adequando à nova realidade: conseguimos adquirir aparelho para medição de temperatura corporal, equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários e produtores rurais que participarem das ações, além de máscaras e álcool em gel para uso nas ações institucionais. Nosso horário na sede está reduzido para evitar exposição dentro do prédio, mas gradualmente, sempre com segurança, retornaremos ao expediente e aos atendimentos presenciais normalmente. O desenvolvimento do agro é fundamental para a economia a nível estadual e nacional, ou seja, cabe a nós criar soluções para que esse setor não se prejudique”, destacou o superintendente do SENAR – Acre, Mauro Marcello Gomes de Oliveira.

Ilcilene Malini, gerente técnica da instituição, destacou também que os técnicos têm recebido capacitações para atuar dentro das medidas de segurança: “Além do número reduzido de participantes nas ofertas, para evitar aglomerações e aumento de exposição ao vírus, os agentes envolvidos nas ações estão sendo capacitados para instruir os produtores rurais, respeitando os cuidados e reforçando sempre o uso dos EPIs”.