Logo CNA

Acre

Senar – Acre promove ação integrada para treinamento de técnicos da ATeG

30 de setembro 2019

Por: ASCOM/SENAR - AC

Intensificando o investimento na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Acre) concluiu na última quarta-feira (25), na sede em Rio Branco, o treinamento de três dias para os técnicos das três modalidades de atendimento: leite, pecuária de corte e mandiocultura.

Treinamento trabalhou com atividades práticas e metodológicas. Foto: Reprodução

“A ideia é fazer uma revisão metodológica, pois como a formação é no formato educação a distância, o objetivo é intensificar o treinamento através desse encontro. Assim, quem já está ativo se aperfeiçoará ainda mais, e quem vai iniciar as atividades em campo terá mais embasamento para fazer essa ponte com os produtores acreanos”, destacou Stefanye Torres, coordenadora da ATeG no Acre.

Para complementar o treinamento dos técnicos, foi solicitada a vinda de Eric Costa, zootecnista e instrutor do Senar em metodologia da ATeG, que destaca o momento como fundamental para sanar dúvidas e aplicar a revisão metodológica, além de trabalhar com a interpretação de indicadores que subsidiam o planejamento das propriedades rurais.

Treinamento foi orientado pelo zootecnista Eric Costa, que também atua como instrutor do Senar em metodologia da ATeG. Foto: ASCOM/SENAR - AC

“Integração de conhecimento é fundamental. Existem questões que são peculiaridades regionais, ou seja, acabam por destoar em parte da metodologia aplicada a nível nacional. Ou seja, esse alinhamento do nacional para as características locais é essencial para o sucesso dos atendimentos”, disse.

Entre os participantes do treinamento, esteve presente o médico veterinário Guilherme Minhos, que atuará no segmento de pecuária de corte da ATeG: “Está sendo um momento maravilhoso para realizarmos nosso trabalho com qualidade. A pecuária precisa dos técnicos no campo, e os produtores só têm a ganhar com essa parceria”.

SOBRE A ATeG

Em ação no Estado desde dezembro de 2018, a ATeG tem como objetivo implantar um modelo de operação e gestão das propriedades rurais que envolva todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas nas áreas econômica, social e ambiental. Também inclui processos na gestão de negócios para proporcionar a evolução socioeconômica das famílias e da comunidade.

ATeG no Acre atua em três cadeias produtivas: leite, pecuária de corte e mandiocultura. Foto: ASCOM/SENAR - AC

Esse programa é baseado em um modelo de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em cinco passos: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégicos, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

Por meio desta modalidade de atendimento, as propriedades recebem visitas mensais e individuais, realizadas pelos técnicos de campo do Senar com foco no aumento da eficiência produtiva. Através da diversificação de atividades e produtos, gestão eficiente da propriedade e ampliação de renda, os produtores rurais conquistam mais desenvolvimento econômico e social.

Atualmente, são atendidos 165 produtores em 11 municípios do Acre, sendo o segmento do leite realizado em parceria com o Sebrae – AC e Governo do Estado, e a pecuária de corte e mandiocultura em parceria com o Senar Nacional.

Matérias Relacionadas