Logo CNA

Acre

SENAR/Acre mobiliza encontro para Plano Anual de Trabalho em Sena Madureira
Patsena231

Reunião busca alinhar as necessidades de cada município com as ofertas do SENAR

24 de agosto 2022

Por: Astorige Carneiro (ASCOM)

Foto: ASCOM

Com o objetivo de alinhar diretrizes com produtores rurais, lideranças locais e representantes institucionais, foi realizado na última terça-feira (23), no município de Sena Madureira, o encontro para planejamento do Plano Anual de Trabalho (PAT) 2023 do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – AC).

patsena232.jpeg

Reunião foi sediada no auditório da Escola Dom Júlio Mattioli. Foto: ASCOM

A reunião ocorreu no auditório da Escola Dom Júlio Mattioli, e teve participantes ligados às ações rurais de Sena e do município de Manoel Urbano. A apresentação institucional, liderada pela gerente técnica do SENAR – Acre, Ilcilene Malini, reforçou a missão institucional: promover a Educação Profissional, Formação Profissional Rural, Promoção Social, e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para desenvolver com qualidade o agronegócio acreano.

patsena234.jpeg

"Queremos aprender cada vez mais com esse contato", destacaram Margarida e João Melo, ambos produtores rurais. Foto: ASCOM

Entre os participantes, estiveram Margarida Xavier da Silva Araújo e João Melo de Araújo, residentes da Colônia Pantanal, na zona rural de Sena Madureira. “Estamos sediando uma ação do SENAR, o curso de Derivados da Banana e Mandioca, e queremos aprender cada vez mais com esse contato. Temos interesse em cursos voltados para o plantio de banana e mandioca também, que é o que atualmente produzimos na propriedade”, explicou Margarida.

patsena233.jpeg

Ilcilene Malini, gerente técnica do SENAR - AC. Foto: ASCOM

“A construção coletiva de ações estratégicas já se provou essencial para as ofertas do SENAR. Ao ter este contato com os próprios produtores rurais, líderes sindicais e demais pessoas ligadas ao agro, temos acesso direto à realidade de cada cidade. Assim, podemos trazer o que é necessário para a população e contribuir para o crescimento quantitativo e qualitativo das cadeias produtivas no Estado”, disse Ilcilene.

SOBRE O PAT

Através das reuniões do PAT, são ouvidos os relatos das comunidades rurais e coletadas informações referentes às ações de maior necessidade nos municípios. Desta forma, o alinhamento entre ofertas do SENAR – AC e a necessidade comunitária se afina, beneficiando os homens e mulheres do campo no Acre.