Paraná

Seminários em cinco cidades fortalecem transparência do Conseleite-PR
Seminario abre

Durante dois meses, representantes do Sistema FAEP/SENAR-PR, do Sindileite-PR e da UFPR realizaram encontros com produtores rurais para apresentar metodologia

20 de maio 2022
Por CNA

Uma série de seminários por diferentes regiões do Paraná terminou com o saldo de promover maior transparência do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Paraná (Conseleite-PR). Durante dois meses, representantes do Sistema FAEP/SENAR-PR, do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite-PR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) percorreram o Estado para apresentar e esclarecer dúvidas dos produtores rurais com relação à metodologia que resulta na divulgação mensal de um valor de referência para o leite paranaense.

Seminario beltrao 1024x682

Os encontros foram realizados em Francisco Beltrão (6/4), Missal (10/5), Marechal Cândido Rondon (10/5), Toledo (11/5) e Umuarama (11/5). Ao todo, participaram 386 pessoas, que acompanharam apresentações sobre como funciona o trabalho do Conseleite-PR. O órgão, mensalmente, divulga o valor de referência para o leite seguindo rigorosamente um método científico, desenvolvido pela UFPR. Os participantes também puderam tirar suas dúvidas.

Seminario Marechal Candido Rondon 1024x683

Para o presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ronei Volpi, os encontros foram fundamentais para fortalecer o Conseleite-PR, presente desde 2002. “A síntese do Conseleite-PR é a transparência. Ao longo do tempo, é natural que novas pessoas passem a frequentar as reuniões e é necessário promovermos esclarecimentos sobre a dinâmica desse trabalho. Essa série de eventos fortaleceu ainda mais o conselho, que desempenha um papel imprescindível à cadeia produtiva como um todo”, enfatiza Volpi.

Seminario Umuarama 1024x682

A técnica Nicolle Wilsek, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, lembra que os encontros foram realizados a pedido dos produtores rurais. “Como conselho, as decisões são tomadas em conjunto, com amplo debate entre as partes envolvidas, o que inclui produtores e membros das agroindústrias. Os bovinocultores solicitaram os encontros e participaram massivamente, o que demonstra o interesse em ter dados confiáveis, que reflitam a realidade de mercado do Estado e sirvam como um norte para a tomada de decisões”, explica.

Seminario Missal 1024x682

Conseleite-PR

O Conseleite-PR foi fundado em outubro de 2002, com o objetivo de estabelecer relações justas entre produtores rurais e indústrias, reduzindo conflitos que se estabeleceram entre as partes com a desregulamentação do setor na década de 1990. As alternativas encontradas em debates transparentes e democráticos têm contribuído de forma significativa para favorecer o desenvolvimento sustentável tanto na produção de leite como de seus derivados, além de promover melhorias contínuas de qualidade na cadeia produtiva como um todo.

A entidade se autodenomina como associação civil, com estatuto e regulamentos próprios. Compõem a instituição representantes de produtores rurais de leite (FAEP) e de indústrias (Sindileite-PR) de laticínios que processam a matéria-prima (leite). Fazem parte do conselho o mesmo número de representantes de ambos os lados, fazendo dele uma organização paritária.

Seminario Toledo 1024x682