Logo CNA

Santa Catarina

Seminário Mulheres Agricultoras reúne mais de 400 pessoas em Braço do Norte
CNA IMAGEM PRINCIPAL3

Iniciativa foi do Sindicato Rural de Braço do Norte com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC

12 de junho 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Um público feminino formado por mais de 400 pessoas marcou o Seminário Mulheres Agricultoras do Vale do Braço do Norte. O objetivo foi valorizar o papel da mulher do campo com conhecimentos e trocas de experiências sobre temas importantes do dia a dia como saúde e representação feminina no agro. A iniciativa foi do Sindicato Rural de Braço do Norte com a parceria do Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e marcou, também, a celebração do Dia das Mães.

Atuaram como palestrantes a terapeuta Rosy Fernandes que abordou o tema “Mulher, o despertador transforma (dor)”; a médica ginecologista Gabriela Weber que falou sobre “Saúde da mulher, corpo e mente”; e a advogada, assessora jurídica e coordenadora do departamento sindical, Andreia Barbieri Zanluchi, que explanou sobre “Sistema sindical e a representação feminina no agro”.

O evento contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Braço do Norte, Edemar Della Giustina, do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, de representantes do Sicoob, entre outras lideranças que destacaram a importância da ação.

Andreia, que representa a Faesc na Comissão Nacional das Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), enfatiza que o evento cumpriu com o propósito de transmitir informações importantes sobre a atuação feminina nos negócios do campo e sobre a vida pessoal das mulheres, além de promover a integração entre as participantes. “Nosso desafio, seguindo as diretrizes da Faesc, é ampliar a participação das mulheres no sistema sindical e desenvolver sua capacidade de liderança no setor agropecuário por meio de Programa de Fortalecimento das Lideranças”, explica.

O programa consiste em conhecer e atuar junto ao Sistema CNA/Faesc, Sindicatos Rurais e setor agropecuário no desenvolvimento de lideranças locais; com objetivo de valorizar, encorajar e preparar as mulheres do meio rural em busca de ampliar o protagonismo feminino dentro do Sistema Sindical. “O sucesso do evento em Braço do Norte nos mostra que estamos no caminho certo”, frisa Andreia.

O presidente do Sistema Faesc/Senar/SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, reforça o importante papel da mulher no setor produtivo e destaca que iniciativas como essa, realizada em Braço do Norte, são essenciais para reconhecê-las e para consolidar ainda mais o trabalho realizado com o público feminino do campo em Santa Catarina. “As mulheres vêm conquistando protagonismo nos mais diversos segmentos do campo e, com o trabalho que o Sistema Faesc/Senar/Sindicatos vem desenvolvendo, será possível auxiliar no desenvolvimento das habilidades das mulheres e ampliar as oportunidades para que conquistem mais espaço nas propriedades, nas entidades e em empresas do setor”.

Matérias Relacionadas

Mais notícias da federação Conferir todos