Logo CNA

Minas Gerais

Semana Internacional do Café: destaques do 1º dia
Semana internacional do cafe 2022

17 de novembro 2022

Por: Cristiane Mendonça e Nathalie Guimarães, Sistema Faemg Senar

O 1º Encontro dos Jovens e uma importante parceria do Sistema Faemg Senar com a Cargill Agrícola S/A marcaram o primeiro dia da Semana Internacional do Café, considerada a maior feira de café da América Latina e uma das cinco maiores do mundo. Há dez anos, a feira reúne, no Expominas, em Belo Horizonte, pessoas de diferentes partes do mundo que plantam, colhem, bebem, comercializam e fazem do café o seu negócio.

Abertura

Durante a abertura oficial, nesta quarta-feira (16/11), o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, celebrou a oportunidade que a SIC representa para toda a cadeia do café. “Temos que saber fazer eventos como esse, trazendo nossos produtores e nossos cafés especiais e fazendo com que as pessoas que queiram comprar e entregar para o consumidor final em Minas, no Brasil e no mundo, possam ter esse acesso facilitado. Esta 10ª edição faz o que precisamos: conectar nosso público”.

Antônio de Salvo reforçou a resiliência do cafeicultor brasileiro. “Temos aqui mais de 2 mil amostras Coffee Of The Year (COY) e do Programa ATeG Café+Forte. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelos cafeicultores, continuamos avançando. Essa resiliência que o produtor brasileiro e o mineiro têm é de impressionar. Se nós somos resilientes da porteira para dentro, vamos ser da porteira para fora”.

Essa força também foi enaltecida pelo subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez. “Na primeira SIC, vimos o quanto foi difícil discutir a produção mundial de café, as tendências de mercado, as melhorias, as novas tecnologias e os instrumentos de financiamento para a manutenção do negócio café. Em paralelo, a ideia da SIC fez com que os membros da Organização Internacional do Café (OIC) conhecessem o nosso evento. Até hoje temos representantes conosco. Esta é uma feira diferenciada que conecta pessoas e gera oportunidades de mercado, de conhecimento e de negócios”, enfatizou.

Parceria com a Cargill

A parceria entre o Sistema Faemg Senar e a Cargill Agrícola S/A visa ações conjuntas para o meio rural na região da Bacia do Rio Tejuco para o desenvolvimento técnico, econômico, social e ambiental para o setor produtivo, incluindo proteção, restauração e recomposição de áreas degradadas. “Rodadas de negócios e interações entre empresas e cafeicultores é o que precisamos para o sucesso”, disse Antônio de Salvo.

Sic 2022 foto1

“Esse convênio foi maturado ao longo de muito tempo. Agora, estamos dando um grande passo para unir produção com sustentabilidade. Nós temos dois desafios: a segurança alimentar e a questão climática ambiental. Um programa como esse vai ao encontro desses dois desafios”, explicou o diretor técnico do Sistema Faemg Senar e superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif.

“A Cargil é uma empresa que existe há mais de 150 anos e está há 50 anos no Brasil. Nós nos preocupamos com a parte social e ética e temos certeza de que vamos colher muitos bons frutos desta parceria. Este projeto vai nos permitir estar cada vez mais perto dos agricultores, ajudar e orientar para aumentar a produtividade daqueles que vão ser inseridos no mercado de grãos e vinham com baixa tecnologia, pouco investimento e falta de conhecimento”, analisou o diretor agrícola da Cargill, Renato Garcia.

1º Encontro de Jovens do Sistema Faemg Senar

O Grupo Faemg Jovem está sendo lançado neste ano e já tem um importante marco em sua criação: o 1º Encontro de Jovens do Sistema Faemg Senar. Foram mais de 500 participantes de Minas Gerais e outros estados. O evento integrou a programação da SIC, uma oportunidade para os jovens cafeicultores conhecerem mais sobre o mundo do café.

Sic 2022 foto2

“Dentro da proposta de promover o empreendedorismo, a liderança, a inovação e a sucessão, trouxemos os jovens para a SIC para eles conhecerem o que acontece com os cafés produzidos pelas famílias deles e as novidades do setor. Eles, em geral, ficam só na propriedade e não têm acesso à toda a cadeia. Foi encantador vê-los circulando pela feira e se surpreendendo a cada passo”, explicou a responsável pelo Faemg Jovem, Silvana Novais.

Os vice-presidentes do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia e Weber Bernardes (Ebinho), estiveram presentes, e o presidente, Antônio de Salvo, encorajou os jovens a permanecerem no agro e valorizarem o setor. Ao longo do dia, os participantes acompanharam a palestra “O plantio e colheita da geração 5.0”, com a engenheira agrônoma e influencer do agronegócio, Camila Lima. Em seguida, houve apresentação de casos de sucesso da juventude do agro.

Sic 2022 foto3

Um desses destaques é o cafeicultor, classificador e degustador de café Fabiano Diniz, de Manhuaçu, nas Matas de Minas. “Nasci na roça e me lembro de sempre ouvir meus vizinhos e primos querendo crescer e ir morar na cidade porque ali, no campo, não dava certo. Eu sou a quarta geração trabalhando com café, mas foi com o meu pai que virou uma monocultura. E foi minha irmã quem começou com o café especial”, contou.

A história continua seguindo no campo com o apoio do Sistema Faemg Senar e gerou importantes resultados. ”Hoje a gente já tem comércio externo na Ásia e na Europa. Começamos a ganhar alguns concursos no ano passado e eu coloquei uma meta de conseguir três prêmios até dezembro. Graças a Deus e ao meu trabalho, nesta semana vou fechar 10 premiações. Tudo isso quebrando paradigmas e saindo fora de tudo quanto é ditado. O meu recado é este: crie a sua oportunidade, só você sabe a sua experiência, sua capacidade e o quanto você pode subir”, incentivou.

Estande da CNA/Faemg/Senar

O estande deste ano do Sistema Faemg Senar conta com a parceria da CNA. Com aparência moderna e atmosfera interativa e tecnológica, convida o visitante a adentrar pelo mundo do café, conhecendo as fases de produção, as principais características das regiões cafeeiras e o sabor de cafés de produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte. Além disso, os visitantes poderão participar de um quiz sobre cafeicultura e acompanhar o cupping de cafés especiais.

Sic 2022 foto4

Representantes da CNA também participaram de palestras no Espaço Inovação. Maciel Aleomir falou sobre os desafios regulatórios para a geração própria de energia na cafeicultura. E Welber Santos falou sobre o avanço das relações de trabalho e pontos de atenção para promoção do trabalho sustentável na cafeicultura. O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, também acompanhou as ações do primeiro dia da SIC.

Empório Senar Faemg

Presença garantida na SIC, o Empório é um espaço onde produtores rurais capacitados pela entidade expõem e vendem seus produtos. Alguns deles estão participando pela primeira vez, como a presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Alfenas, Elvira Terra, proprietária da marca Junta Coffee. Sua empresa produz mochilas, bolsas e porta-óculos feitos com as sacas, além de utensílios domésticos produzidos com a madeira do café. A expectativa para os três dias de evento é positiva.

Sic 2022 foto5

“Faço os cursos do Sistema Faemg Senar desde 2007, e a Junta Coffee tem apenas cinco anos. Nosso negócio é 100% virtual, mas ainda assim ficamos dois anos parados por causa da pandemia de covid-19. Expor nossos produtos de forma presencial é uma novidade e dá visibilidade para o nosso negócio”.

Sic 2022 foto6

Sobre a SIC 2022

O evento vai até esta sexta-feira (18) e contará com ampla programação técnica, cursos, eventos simultâneos, estandes de negócios e possibilidade de networking. Estão previstas diversas atividades e encontros de relacionamento, conhecimento e geração de negócios para novos empreendimentos no setor de café no Brasil. A feira reúne conceituados profissionais, disponibilizando conteúdos relevantes sobre campo, qualidade, sustentabilidade, certificação, torra, cafeterias, tendências e negócios.

A SIC é uma realização do Sistema Faemg Senar, Café Editora, Sebrae Minas e Governo de Minas, com o apoio da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafe), da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil), do Sindicato das Indústrias do Café de Minas Gerais (SindiCafé-MG), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Interessados em visitar a SIC devem fazer o seu credenciamento pelo site www.semanainternacionaldocafe.com.br ou no Expominas (Av. Amazonas, 6.200 – Gameleira).