Logo CNA

Santa Catarina

Segundo curso de Inseminação Artificial em Rio Fortuna é sucesso
CNA IMAGEM PRINCIPAL3

Iniciativa foi promovida pelo Senar/SC e contou com a parceria do Sindicato Rural de Rio Fortuna

29 de dezembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Aulas práticas com 100% de aproveitamento. Assim foi concluído o segundo curso de Inseminação Artificial em Bovinos no município de Rio Fortuna, no Sul catarinense. A iniciativa foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), e contou com a parceria do Sindicato Rural de Rio Fortuna.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a capacitação tem o objetivo de promover a melhoria da eficiência reprodutiva e do capital genético dos rebanhos bovinos catarinenses, atendendo as demandas de cada local. “É necessário manter os produtores rurais sempre capacitados e o curso de Inseminação Artificial demonstra técnicas seguras e eficazes, ministradas por profissionais que além de orientar vão sanar eventuais dúvidas. Com técnicas seguras e eficientes, os produtores atingirão o melhoramento genético dos rebanhos”.

O presidente do Sindicato Rural de Rio Fortuna, Silvestre Tenfen, destaca que nesta segunda edição, o aproveitamento foi sucesso absoluto. “As aulas práticas aconteceram de uma forma proveitosa e, dentre as melhorias, cabe destacar que tivemos 25 animais à disposição para as aulas práticas. Isso facilitou o aprendizado dos alunos que destacaram a satisfação em concluir o curso”.

Segundo Tenfen, o curso foi realizado no Cedup – local com estrutura ideal para o melhor aproveitamento das aulas. “Para fevereiro e março de 2024 já possuímos dois cursos agendados e a previsão é colocar em prática 11 cursos ao longo do ano. Com certeza haverá evolução a cada nova edição concluída”.

O curso foi ministrado pelo prestador de serviço em instrutoria do Senar/SC, Leandro Warmeling Tenfen, com o objetivo de preparar os produtores para aplicarem a inseminação, visando o melhoramento genético.

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS

A inseminação artificial em bovinos é uma técnica de reprodução na qual o sêmen de um touro é depositado no aparelho reprodutivo da vaca por meio de instrumentos específicos. Trata-se de um método que revolucionou o campo da reprodução e o melhoramento genético animal e representa uma das principais na pecuária bovina.

Matérias Relacionadas