Logo CNA

Rio Grande do Sul

Santiago é a próxima parada do Fórum ‘De onde virão os terneiros?’
Whats App Image 2022 03 14 at 11 19 56

107ª etapa do evento, terá foco na redução de perdas trazidas pela estiagem, será realizada nos dias 17 e 18 de março

14 de março 2022

A diminuição da oferta de pasto e a queda da qualidade nutricional do volumoso, em função da seca, já se reflete em menor ganho de peso e no desempenho do rebanho bovino gaúcho. O racionamento de água e comida também pode impactar o desempenho reprodutivo das vacas e dos terneiros que ainda amamentam e estão em fase de desenvolvimento. O quadro é delicado, mas também apropriado para traçar estratégias que permitam reduzir as perdas.

Nesse cenário, chega a primeira edição de 2022 do Fórum “De onde Virão os Terneiros”. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de março, em Santiago, na região Centro do Estado.

“O evento chega em momento apropriado. Claro, o ideal é antecipar qualquer problema para evitar prejuízos, mas ainda dá tempo para traçar estratégias para reduzir impactos que essa estiagem está trazendo para o produtor. Então, vamos tratar de temas como suplementação, sobre formas de substituição [alimentar] frente à baixa oferta de pastagens. Já que não há mais pasto em alguns locais, a gente está falando em alimentar animais com feno, silagens…”, avalia o técnico em Formação Profissional Rural do Senar-RS, Pedro Faraco.

Como já é tradicional, o primeiro dia de atividades consistirá na visitação de três propriedades rurais do município. Elas são consideradas destaques dentro da realidade da região e cujas práticas possam inspirar os demais participantes

“Lá, vamos mostrar modelos produtivos, sistemas de produção que os visitantes podem aplicar em suas realidades”, antecipa Faraco.

O segundo dia de evento é composto por palestras e mesas redondas sobre temas considerados cruciais para os produtores regionais ligados ao Sindicato Rural de Santiago, como manejo sanitário, alimentação, cria e recria. Os palestrantes são professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

“Em um momento delicado, é importante reduzir as perdas usando estratégias, planejamentos e tecnologias que estão aí para auxiliar o produtor”, resume Faraco.

Os produtores interessados em participar podem entrar em contato com o Sindicato Rural de Santiago pelo (55) 3251-2122.






107ª ETAPA FÓRUM PERMANENTE DO AGRONEGÓCIO - DE ONDE VIRÃO OS TERNEIROS?

Informações: Sindicato Rural de Santiago, (55) 3251-2122



Programação Dia de Campo - 17 de março

8h - Fazenda Capão do Leão - Propriedade de Carlos Alvim de Oliveira (BR-287, Km 418, 4º Distrito)

10h - Fazenda Querência - Propriedade de Lúcio Rigon Stacowski (BR-287, Km 414)

12h - Almoço no Parque de Exposições Sylvio Ferreira Aquino (BR-287, Km 413)

14h30 - Agropecuária Jacarandá - Propriedade de Douglas Uberti Rebelo (RS-377, Estrada Florida)

17h - Encerramento

Programação Seminário - 18 de março

(Grêmio de Subtenentes e Sargentos Guarnição Santiago)

8h - Cadastramento

8h15 - Abertura oficial

8h30 - "Condicionantes para uma pecuária de cria eficiente" - Prof. José Fernando Piva Lobato, Ph.D, do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS

10h - Intervalo

10h15 - "Intensificação sustentável da pecuária de cria" - Eng. Agr. Cristiano Gotuzzo, instrutor do Senar-RS (Cooplib)

11h - "Benefícios da integração lavoura-pastos-pecuária" - Profa. Dra. Amanda Posselt, do Departamento de Solos da UFRGS

11h45 - Mesa redonda - Primeiro painel

12h30 – Almoço*

14h - "Eficiência na recria visando mais e melhores terneiros" - Prof. Dr. Ricardo Zambarda Vaz, do Departamento de Zootecnia da UFSM, campus de Palmeira das Missões

14h45 - "Manejos auxiliares e de controle do carrapato: experiências práticas da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-RS" - Med. Vet Iuru Pioly Marmitt (Me),supervisor de campo da ATeG (Gestão Avançada Consultores Ltda)

15h30 - Mesa redonda - Segundo Painel

17h - Encerramento

*Almoço gratuito no local

*Reprodução permitida desde que mencionados créditos à ASCOM/Padrinho Conteúdo