Logo CNA

Minas Gerais

Rota do Queijo Minas Artesanal visita regiões produtoras
Destaque noticias CNA 1547 x 479px 4

Viagens foram iniciadas na segunda-feira, em Monte Carmelo

23 de fevereiro 2024

Por: Ascom, Sistema Faemg Senar

Fonte: Sistema Faemg Senar

A Comissão Técnica do Queijo Minas Artesanal do Sistema Faemg Senar iniciou, nesta segunda-feira (19/2), uma série de viagens a municípios que integram as 14 regiões produtoras de queijo no Estado. A 'Rota do Queijo Minas Artesanal' teve o seu primeiro encontro, em Monte Carmelo.

Nesta terça-feira (20/2), Patos de Minas recebe o encontro. A rota é realizada pelo presidente da Comissão, Frank Barroso, acompanhado da analista técnica de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar, Paula Lobato. "O objetivo é apresentar as ações em prol do desenvolvimento e representatividade dos produtores rurais mineiros. Na oportunidade vamos levantar as demandas e anseios dos produtores, bem como adequação das leis a realidade das propriedades, mantendo a qualidade e segurança alimentar", destacou Frank.

Primeiro encontro da rota do QMA, em Monte Carmelo Primeiro encontro da rota do QMA, em Monte Carmelo

O gerente de Relações Institucionais e Governamentais, Altino Rodrigues Neto, destacou o trabalho feito ao longo do tempo para melhorar as condições da produção de queijo a partir das contribuições em projetos de lei e normativas que impactam a atividade. Segundo ele, a criação da Comissão Técnica do QMA, em 2016, contribuiu para a evolução da evolução da lei do Queijo Minas Artesanal.

“Outro ponto marcante foi a viagem à França, promovida pela Faemg, em 2017, de produtores e pesquisadores para conhecer a produção de queijos. Vários queijos foram levados para participar de um concurso em Tours, onde vários prêmios foram ganhos, inclusive uma medalha de Super ouro. Esses prêmios fizeram com que a imprensa, a sociedade e os políticos se interessassem pelo assunto”, destacou Altino.

Rota 

As cidades visitadas serão:

1 – Monte Carmelo – 19/2
2 – Patos de Minas – 20/2
3 – Carmo do Paranaíba – 21/2
4 – Araxá – 22/2
5 – São Roque de Minas – 23/2
6 – São João Del Rei – 26/2
7 – Lima Duarte – 27/2
8 – Itamonte – 28/2
9 – Alagoa – 29/2
10 – São Sebastião do Maranhão – 1/3
11 – Medina – 7/3
12 – Porteirinha – 5/3
13 – Diamantina - 7/3
14 – Serro – 8/3

Viagens foram iniciadas na segunda-feira, em Monte Carmelo Viagens foram iniciadas na segunda-feira, em Monte Carmelo

Matérias Relacionadas