Logo CNA

Retomada do incremento da mistura do biodiesel no óleo diesel foi aprovada, diz CNA
Whats App Image 2023 03 17 at 18 39 29

Decisão foi anunciada nesta sexta (17) pelo Conselho Nacional de Política Energética

17 de março 2023
Por CNA

Brasília (17/03/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avaliou que o aumento gradual da mistura do biodiesel ao diesel é uma sinalização positiva para atender à demanda do setor produtivo. A medida, segundo a entidade, vai ajudar a promover o desenvolvimento sustentável da produção nacional, aumentar a competitividade do agro, gerar emprego e renda e contribuir com a redução das emissões de carbono.

A decisão foi anunciada na sexta (17) na primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão do governo federal composto por 16 ministros de Estado e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com o objetivo de formular as diretrizes da política energética do país.

A elevação dos percentuais começa no próximo mês, dos atuais 10% para 12%, e, nos anos seguintes, passará para 13% (2024), 14% (2025), até chegar a 15% em 2026. A aprovação atende em parte a demanda da CNA encaminhada aos Ministérios que compõem o CNPE, visto que a proposta enviada pela CNA se diferencia pela previsão de um aumento escalonado com o atingimento dos 15% em abril de 2024.

O teor de 15% de biodiesel está previsto na Lei nº 13.263/2016 e a meta para chegar a este patamar estava inicialmente prevista para este ano, mas a decisão foi adiada. Com isso, a decisão anunciada retoma o calendário para o cumprimento da meta.

“A decisão sobre o aumento da mistura de biodiesel é vital para o alcance dos objetivos previstos no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, lançado em 2004. A produção de biodiesel é transversal e participa do desenvolvimento sustentável do País, via geração de emprego e renda ao produtor rural, além de colaborar com a pauta de descarbonização do Brasil”, disse a CNA no ofício.

Segundo a Confederação, apesar dos investimentos no setor de produção de biodiesel, o não cumprimento do mandato B15 (15% de biodiesel) deixa o setor ocioso em 54%. “Verifica-se, portanto, que a promoção do biodiesel brasileiro é necessária, não sendo meritório qualquer mecanismo de importação do produto sem a devida análise de impacto econômico e concorrencial”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte