Regulamentação dos Selos Arte e Queijo Artesanal pode aumentar comercialização no país, diz CNA
Alimentos tradicionais artesanais

Governo Federal publicou decreto que trata do assunto

22 de junho 2022
Por CNA

Brasília (22/06/2022) – O Governo Federal publicou, na terça (21), o Decreto nº 11.099/2022, que regulamenta o selo ARTE e o novo selo Queijo Artesanal.

O novo documento substitui o Decreto nº 9.918/2019 (que definiu o selo ARTE) e regulamenta a Lei nº 13.860/2019, que dispõe sobre a elaboração e comercialização de queijos artesanais no País.

Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o principal ganho para os produtores rurais diz respeito à autorização para que órgãos de agricultura e pecuária federal, estadual, municipal e distrital possam conceder os dois selos.

“Isso é muito positivo porque vai aumentar a possibilidade de mais produtos artesanais de origem animal e inspecionados serem comercializados em todo o País”, afirmou a assessora técnica da entidade, Marina Zimmermann.

O novo decreto esclarece as competências de fiscalização, além de regulamentar a ampla comercialização nacional dos produtos e garantir a prestação de informações adequadas aos consumidores, em especial sobre saúde e segurança dos produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal.

Acesse o documento na íntegra clicando aqui.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte