Logo CNA

Rede CNA Jovem e Sistema FAERR/Senar fazem doações para comunidade indígena de Roraima
Comunidade indigena

Inciativa reuniu mais de 1,7 mil itens de alimentação e de higiene para ajudar na proteção contra o coronavírus

17 de junho 2020
Por Senar

Brasília (17/06/2020) – Uma ação conjunta entre a Rede CNA Jovem, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (FAERR) e o Senar Roraima reuniu mais de 1,7 mil itens de alimentação, higiene, máscaras de proteção facial e material informativo sobre prevenção ao coronavírus que foram doados à comunidade indígena do Tiçoca, na zona rural do município de Uiramutã, a 320 km da capital Boa Vista.

Doações chegaram às 85 famílias da comunidade indígena Ticoça

Doações chegaram às 85 famílias da comunidade indígena Ticoça

A iniciativa atendeu o apelo da comunidade indígena e as doações foram entregues aos moradores no dia 12 de junho, beneficiando 85 famílias rurais. A ideia partiu de um pedido do líder local, Jaoquim Souza Lima Neto, da etnia macuxi, um dos vencedores do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de lideranças do Sistema CNA/Senar.

Diante do aumento da pandemia, ele relatou as dificuldades enfrentadas pelos moradores da comunidade em função do bloqueio total como medida de prevenção ao novo coronavírus. As famílias desta localidade produzem, entre outros produtos, banana, mandioca, farinha e goma para tapioca, de onde tiram seu sustento.

O líder Jaoquim Lima Neto foi um dos vencedores do programa CNA Jovem, do Sistema CNA/Senar

O líder Jaoquim Lima Neto foi um dos vencedores do programa CNA Jovem, do Sistema CNA/Senar

"Cada família da comunidade recebeu a doação com brilho nos olhos e gratidão. Agradeço aos amigos do CNA Jovem que arrecadaram recursos para a compra de donativos e ao Sistema FAERR/Senar por ajudar com as cestas de alimentos e apoio na logística”, disse Jaoquim.

Para a superintendente do Senar em Roraima, Amanda Lia Torquato, a promoção social, a responsabilidade social e a solidariedade são formas de apoio ao produtor rural que, neste momento de crise, enfrenta com coragem e muito trabalho as dificuldades impostas pela pandemia.

“Estar ao lado dos produtores indígenas para prestar assistência, auxiliar na proteção de saúde para melhorar a vida das pessoas é de fundamental importância neste momento de dificuldade. Essa uma das prioridades apontadas pelo presidente da FAERR, Sílvio de Carvalho”, destacou Amanda.

A coordenadora da Rede CNA Jovem em Roraima, Luana de Souza, destaca que a ação reforça os valores desenvolvidos durante o programa CNA Jovem.

“Ficamos sensibilizados em saber que as famílias estavam passando por privações diante da falta de assistência e o difícil acesso à comunidade. Com a união de todos os envolvidos tivemos a oportunidade de ajudar a comunidade indígena”.

“Diante de toda a complexidade, o líder Jaoquim não mediu esforços para mobilizar a sua rede, que aliás é nacional, para superar o desafio que estava enfrentando naquele momento. Vi refletir nesta atitude valores e competências que tanto trabalhamos com os jovens no CNA Jovem”, destacou a coordenadora nacional do Programa CNA Jovem, Fernanda Nonato.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR com informações do Sistema FAERR/Senar
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas