Notícias
Entidades do Brasil, Argentina e Paraguai assinam manifesto sobre legislação ambiental europeia
26 de setembro 2023CNA e entidades de soja e milho da América do Sul analisam impactos da lei europeia antidesmatamento
26 de setembro 2023Hub CNA Digital lança novo desafio para startups do agro
26 de setembro 2023Rede Agroup debate Programa de Bioinsumos e tendências de mercado para o setor

Equipe técnica recebeu o coordenador do programa no Mapa para uma palestra online na sexta (30)
Brasília (30/10/20)
– A equipe técnica da Rede Nacional de Inovação para o Agronegócio (AgroUp) recebeu na sexta (30) o coordenador do Programa Nacional de Bioinsumos do Ministério da Agricultura, Alessandro Cruvinel para uma palestra sobre a iniciativa e as tendências do mercado de controle biológico.
Cruvinel falou sobre o programa que é direcionado à ampliação e ao fortalecimento do uso de bioinsumos na agropecuária brasileira, visando promover o desenvolvimento sustentável do setor. São produtos, processos ou tecnologias de origem vegetal, animal ou microbiana, destinados aos sistemas de produção agrícola, pecuário, aquícola e florestal.
“Em relação aos defensivos químicos, os biológicos têm menos barreiras para novos entrantes. É um mercado global que está crescendo anualmente, em torno de 15% ao ano e pelas projeções, atingirá nos próximos anos 10% do mercado de defensivos”, explicou.
Segundo o coordenador, o programa veio em um bom momento para que o Brasil se posicione nesse mercado, além de contribuir para a redução dos custos de produção no campo.
“É um momento importante para a conversão do Brasil e do mundo na utilização de bioinsumos. Os potenciais impactos do programa serão na sustentabilidade e agregação de valor dos produtos agropecuários brasileiros, na redução de custos e no impacto positivo para o meio ambiente. Ele é o ingrediente que irá contribuir com a nossa missão de produtores de alimentos para o planeta.”
Cruvinel ressaltou a necessidade de ampliar a iniciativa nos estados e pediu apoio Sistema CNA/Senar para isso.
“A ministra fez questão de trazer a CNA para o Conselho Estratégico do programa por sua representatividade e pela importância da Confederação em nos ajudar a colocar o programa à frente dos interesses dos nossos agricultores. Por isso, contamos com a parceria da CNA e das Federações para promover a construção de políticas, programas e planos voltados à promoção do uso de bioinsumos nos estados.”
Thaise Sarmento, assessora técnica da Coordenação de Inovação do Sistema CNA/Senar, destacou que a Rede AgroUp poderá contribuir com o mercado de bioinsumos divulgando as novas tecnologias para o produtor rural, cooperativas e sindicatos, capacitando os trabalhadores rurais e apoiando o desenvolvimento de soluções de startups que atuem neste setor. “Iniciativas como essa devem ser divulgadas, pois além de trazerem informações atualizadas, abrem oportunidades para parcerias.”
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte