Bahia
Notícias
“Pulverização aérea é segura, eficiente e viabiliza a produção de alimentos em larga escala”, diz vice-presidente da Faeb, em audiência pública
11 de setembro 2023Queijos produzidos na Bahia são premiados em concurso nacional
12 de julho 2023Primeiro Hub do Agro na Bahia será inaugurado em Salvador
3 de fevereiro 2023Recorde: Bahia lidera crescimento agrícola no Brasil; “produtor rural baiano é o principal responsável”, afirma presidente da FAEB
Por: Ascom Sistema FAEB

A Pesquisa Agrícola dos Municípios (PAM) divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou mais uma vez a importância do setor agropecuário baiano. A produção agrícola aqui do estado foi a que mais cresceu no Brasil: um recorde de mais de 19 bilhões e 622 milhões de reais, em 2018.
Esse montante é a soma de todos os valores gerados pela atividade, que representa um impressionante crescimento de 27,1% em comparação a 2017, colocando a Bahia na liderança do ranking de incremento entre os estados brasileiros. A participação na produção agrícola nacional passou de 4,9% para 5,7%.
A PAM também revelou que dobrou o número de municípios baianos entre os vinte maiores do Brasil: Correntina, Barreiras, Formosa do Rio Preto e São Desidério, este último que voltou para a liderança do ranking, produzindo 54,4% a mais em 2018. O município gerou R$ 3,6 bilhões, representando sozinho 1,8% do valor gerado pela agricultura brasileira.
“Essa pesquisa reafirma a importância do setor para nosso estado e para nosso País. O produtor rural baiano é principal responsável por esse crescimento, investindo cada vez mais em tecnologia e inovação, respeitando todas as leis ambientais e trabalhistas, gerando emprego e renda. O setor agropecuário é um orgulho pra o Brasil e isso precisa ser cada vez mais valorizado! Tenho certeza que vamos seguir contribuindo para a retomada do crescimento de nossa economia” garantiu o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda.