Espírito Santo
Notícias
Senar-ES vai profissionalizar produtores inseridos no Programa Turismo Rural de Guarapari
2 de junho 2022Pecuaristas podem comprovar vacinação da febre aftosa até dia 10 de junho
2 de junho 2022Coletânea online e gratuita do Senar auxilia produtores a cumprirem a NR-31 no Espírito Santo
2 de junho 2022Rastreabilidade foi tema de palestra da Faes na Exposul Rural

Sistema Agri Trace do Instituto CNA foi destacado no evento
Por: Lorena Zanon - Iá! Comunicação
Um grupo de produtores do sul do estado conheceu durante a Exposul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim, detalhes sobre a rastreabilidade com o gerente executivo da Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes) e engenheiro agrônomo, Murilo Pedroni.
Já está em vigor no Estado a Portaria SEAG/SESA nº. 1-R de 24/11/2017 que trata da rastreabilidade de frutas e hortaliças frescas produzidas e/ou comercializadas no Espírito Santo. Com isso, Murilo mostrou aos produtores detalhes da legislação e sua importância para ajudá-los a estarem em conformidade com as suas exigências.
“Além de falar regularização do produtor, aproveitei para apresentar os dados da pesquisa da Brasil Food Trends , que mostra as características do consumidor de alimentos em 2020, com mais interesse de saber a origem dos produtos que consome. Outro ponto importante também foi falar do Agri Trace, sistema que o Instituto CNA desenvolveu para ajudar os produtores de frutas e hortaliças”, disse o gerente executivo da Faes.
O presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar, de Cachoeiro de Itapemirim, Marcos Souza, aprendeu um pouco mais sobre rastreabilidade para repassar aos 160 cooperados que produzem frutas, hortaliças e produtos agroindustriais.
“Nossos cooperados ainda não fazem rastreabilidade, e participar desse encontro de hoje foi esclarecedor para saber o que nós produtores temos que fazer para que nossos produtos sejam informados ao consumidor de maneira real e correta”, comentou Marcos.
A palestra de rastreabilidade ocorreu na sexta-feira (12), no estande do Sistema Faes, Senar-ES, Sindicatos durante a Exposul Rural. Local onde minicursos sobre patchwork, pintura em tecidos, artesanato com escamas de peixe, culinária com café, com cordeiro, com suínos, com queijo e para dietas especiais foram ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) em todos os dias de evento.

Senar-ES vai profissionalizar produtores inseridos no Programa Turismo Rural de Guarapari
Produtores de 30 empreendimentos do Programa Turismo Rural receberão capacitações do Senar-ES durante o ano

Pecuaristas podem comprovar vacinação da febre aftosa até dia 10 de junho
A declaração é referente aos animais de 0 a 2 vacinados na primeira etapa de vacinação no ES

Coletânea online e gratuita do Senar auxilia produtores a cumprirem a NR-31 no Espírito Santo
A coletânea reúne todas as normas necessárias relativas à saúde e segurança no trabalho no campo

Prazo para vacinar animais de 0 a 2 anos contra febre aftosa está acabando
A vacinação de bovinos e bubalinos acontece até o dia 31 de maio