Logo CNA

Espírito Santo

Rastreabilidade foi tema de palestra da Faes na Exposul Rural
Rastreabilidade exposul

Sistema Agri Trace do Instituto CNA foi destacado no evento

16 de abril 2019

Por: Lorena Zanon - Iá! Comunicação

Um grupo de produtores do sul do estado conheceu durante a Exposul Rural, em Cachoeiro de Itapemirim, detalhes sobre a rastreabilidade com o gerente executivo da Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes) e engenheiro agrônomo, Murilo Pedroni.

Já está em vigor no Estado a Portaria SEAG/SESA nº. 1-R de 24/11/2017 que trata da rastreabilidade de frutas e hortaliças frescas produzidas e/ou comercializadas no Espírito Santo. Com isso, Murilo mostrou aos produtores detalhes da legislação e sua importância para ajudá-los a estarem em conformidade com as suas exigências.

“Além de falar regularização do produtor, aproveitei para apresentar os dados da pesquisa da Brasil Food Trends , que mostra as características do consumidor de alimentos em 2020, com mais interesse de saber a origem dos produtos que consome. Outro ponto importante também foi falar do Agri Trace, sistema que o Instituto CNA desenvolveu para ajudar os produtores de frutas e hortaliças”, disse o gerente executivo da Faes.

O presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar, de Cachoeiro de Itapemirim, Marcos Souza, aprendeu um pouco mais sobre rastreabilidade para repassar aos 160 cooperados que produzem frutas, hortaliças e produtos agroindustriais.

“Nossos cooperados ainda não fazem rastreabilidade, e participar desse encontro de hoje foi esclarecedor para saber o que nós produtores temos que fazer para que nossos produtos sejam informados ao consumidor de maneira real e correta”, comentou Marcos.

A palestra de rastreabilidade ocorreu na sexta-feira (12), no estande do Sistema Faes, Senar-ES, Sindicatos durante a Exposul Rural. Local onde minicursos sobre patchwork, pintura em tecidos, artesanato com escamas de peixe, culinária com café, com cordeiro, com suínos, com queijo e para dietas especiais foram ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) em todos os dias de evento.

Matérias Relacionadas