Logo CNA

Rastreabilidade bovina contribui para agregar valor à carne brasileira
41504435202 e205d32638 c

Afirmação foi do diretor executivo adjunto do Instituto CNA em evento na sexta (17)

17 de março 2023
Por Instituto CNA

Brasília (17/03/2023) – A rastreabilidade bovina é uma das ferramentas que vai contribuir para ampliar mercados e agregar valor à carne brasileira, avaliou o diretor executivo adjunto do Instituto CNA, Matheus Ferreira.

Ele participou do debate “Pecuária: rentabilidade, inovação e sustentabilidade”, na sexta (17), promovido pela Agrotic, série de eventos que busca disseminar o uso das tecnologias de informação, comunicação e da internet das coisas no campo brasileiro.

Ferreira abordou as iniciativas do Sistema CNA/Senar/ICNA para difundir a rastreabilidade animal, como a Assistência Técnica e Gerencial, a gestão dos protocolos de adesão voluntária e o desafio do Hub CNA Digital, que selecionou uma resposta tecnológica para identificação individual de bovinos.

“Com a Assistência Técnica e Gerencial, as propriedades conseguiram aumentar significativamente a taxa de lotação e margem bruta por hectare. Já com os protocolos podemos dar mais um passo em prol da rastreabilidade e elevar o número de animais identificados. Um diferencial em termos mercadológicos e competitivos para o setor.”

Ferreira explicou ainda que o Hub CNA Digital já selecionou a empresa que irá aprimorar uma solução para o desafio da rastreabilidade animal, lançado pelo Instituto CNA no final do ano passado.

“Será uma ferramenta para alavancar e estimular a identificação individual dos animais e facilitar o manejo. Vamos passar pelo menos um ano trabalhando com a startup , fazendo validação de campo e quem sabe torná-la uma realidade”.

No entanto, para que os produtores tenham acesso a essas soluções, Matheus Ferreira diz que "é necessário resolver os problemas de conectividade e ampliar os números da assistência técnica no campo."

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas