Logo CNA

Piauí

Prorrogado o prazo para renegociação das dívidas dos produtores rurais

19 de fevereiro 2020

Por: ASCOM Sistema FAEPI SENAR-PI

Whats App Image 2020 02 19 at 10 43 23

A Câmara Federal aprovou o destaque para prorrogar o prazo para a renegociação das dividas dos produtores rurais junto aos bancos públicos. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí – FAEPI, deputado federal Júlio César atuou na prorrogação desse prazo para estimular a produção agrícola e a pecuária.

Júlio César mobilizou os deputados para que os bancos possam renegociar as dívidas e incentivar a produção e articulou a votação para aprovação do destaque. “A lei foi objeto de estudo por mais de um ano e meio em 2014 e 2015 pela bancada do Nordeste, que presidimos. Fizemos isso com as federações de produtores, bancos e o governo que virou a Lei 13.340”, explicou.

Ele disse que quer oportunizar para os produtores rurais que foram penalizados pelas secas subsequentes na região. “Eram 846 mil operações no valor de R$ 22 bilhões que foram incluídos na lei. Foram negociadas 360 operações e não teve tempo para negociar mais. Por isso, queremos reativar”, assinalou Júlio César.

O presidente da FAEPI frisou que os produtores serão beneficiados pela prorrogação do prazo para a renegociação. “Nós articulamos com o Governo e com o Ministério da Fazenda para prorrogar por mais, pelo menos, um ano e para que os agricultores possam negociar suas dívidas”, destacou, dizendo que a vigência da lei acabou no dia 31 de dezembro do ano passado.

Júlio César ainda quer a desburocratização para que os produtores possam renegociar as dívidas em qualquer agência bancária. “Votamos sim pelo Nordeste. Votamos sim pelo Norte. Votamos sim pela produção no país todo”, finalizou.

Matérias Relacionadas