Logo CNA

Minas Gerais

Promoção Social: Produção Artesanal de Polpa de Fruta é novidade nos cursos do SENAR MINAS

21 de novembro 2018

Por: SENAR MINAS

Ao longo da última semana, o SENAR MINAS esteve em Bambuí testando mais uma novidade: o curso de Produção Artesanal de Polpa de Fruta. Diferentemente do curso para fabricação de polpas que já existe no rol de capacitações da Formação Profissional Rural (FPR), este, elaborado pela coordenadoria de Promoção Social (PS), destina-se ao aproveitamento doméstico das frutas regionais, que viram polpa congelada.

Curso piloto - Produção Artesanal de Polpa de Fruta - SENAR MINAS - novembro de 2018

Dez pessoas foram treinadas, tudo em parceria com o Sindicato Rural de Bambuí. Foram 24 horas de carga horária ministradas pela instrutora Lorraine Thayla Soares, juntamente com Rosana Fiuza, também instrutora. A analista técnica da PS, Michelle Camila de Paula, que acompanhou as atividades, explica que “o curso é muito útil, pois ensina alternativas de aproveitamento das frutas da época em outras estações do ano. Os processos de conservação ensinados no curso possibilitam que as pessoas armazenem as frutas por cerca de seis meses em casa”.

Na opinião da instrutora Lorraine Soares, o curso será bem interessante para as donas de casa, pois ele traz métodos de conservação anteriores ao congelamento que mantem os nutrientes das frutas e trazem durabilidade para a polpa. “Também ensinamos os participantes a congelarem a fruta em pedaços e o suco das frutas cítricas. Isso também é interessante porque evita o desperdício das frutas e ressalta a higienização para durabilidade desses produtos”, acrescentou.

Após o evento piloto, o curso passa por avaliações internas no SENAR para verificar os ajustes necessários. Depois disso, ele é disponibilizado no catálogo de cursos e pode ser solicitado nas entidades cooperadas do SENAR .

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas