Projeto quer despertar nos jovens a vocação para o agronegócio
Com o Vocação Agro em andamento, ex-participante do programa CNA Jovem quer mostrar à juventude carioca as potencialidades do campo
A carioca Carina Machado, 29 anos, formada em Economia, foi fisgada pelo agronegócio e agora, quer trazer mais jovens para o mesmo caminho. Ela é ex-participante do programa de formação de lideranças CNA Jovem, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e durante sua passagem pelo programa criou o projeto Vocação Agro.
“Sou economista com ênfase em agronegócio, minha família não é do campo, estou no setor por vocação e é isso que quero provocar em outros jovens”, conta. Ela explica que o Vocação Agro pretende mobilizar jovens formandos, entre 16 e 30 anos para mostrar as oportunidades do campo. “Quero que percebam que lá eles podem adequar qualquer profissão que queiram seguir, que o agro tem várias portas de entrada e não necessariamente precisam estar ligados às ciências agrárias”, reforça.
O projeto começou a se desenhar na etapa estadual do CNA Jovem e contou com o apoio do SENAR Rio e da Federação de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro. “Todos nós que passamos para a etapa nacional fomos abraçados pelo sistema e tivemos todo o apoio que precisávamos”, lembra Carina, que também é consultora do SENAR Rio há um ano e meio.
Para dar prosseguimento ao Vocação Agro, a jovem fechou parceria com o Sindicato Rural de Barra Mansa e com o Centro Universitário de Barra Mansa, região sul do estado. Segundo ela, o projeto foi elaborado e a proposta é realizá-lo em duas etapas. “A primeira, será uma feira de carreiras do agro que será feita dentro do Centro Universitário. Vamos convidar as empresas do Médio Paraíba para exporem seu trabalho, além de realizarmos palestras para os jovens que participarem. Para isso, vamos mobilizar 16 escolas da região de ensino fundamental e médio. Na segunda etapa, realizaremos visitas às escolas para sugerir que o agro se torne tema transversal das disciplinas ministradas.”
Carina Machado conta que o momento é de prospecção de recursos para o Vocação Agro, mas ressalta que suas expectativas são as melhores. “Quero poder mostrar para o jovem que ele não precisa ir para a cidade para conseguir uma boa oportunidade. Ele pode encontrar essa boa oportunidade no campo. Esse é o foco do projeto e estou confiante nos resultados.”
Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128
www.senar.org.br
www.twitter.com/SENARBrasil
www.facebook.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br