Logo CNA

Projeto PRAVALER inicia atendimento a produtores de Boca do Acre
Abertura pravaler boca do acre

Ação visa orientar e apoiar a regularização ambiental na região

10 de maio 2022
Por CNA

Boca do Acre/AM (10/05/2022) – Começaram, na segunda (9), as ações do Projeto PRAVALER no município de Boca do Acre (AM) para apoiar e orientar produtores rurais da região no processo de regularização ambiental das propriedades. A programação segue até sexta (13).

Na abertura do encontro, o presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, destacou a importância do projeto para dar suporte e apoio técnico necessários aos produtores locais.

“O mutirão é para orientar, tirar dúvidas e esclarecer os produtores sobre problemas relacionados à regularização ambiental”, ressaltou Lourenço.

IMG 9641 MUNI

Boca do Acre recebe o projeto piloto do PRAVALER, que promove a regularização ambiental produtiva das propriedades rurais, buscando convergência entre produção e proteção do meio ambiente.

O encontro reuniu autoridades do governo estadual e municipal e representantes das entidades parceiras do projeto, como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e Cooperação Técnica Alemã (GIZ).

IMG 9633 AUTORIDADES

“O PRAVALER é um projeto inovador, ousado e vai ao encontro do que os produtores rurais da Amazônia esperam, que é a regularização ambiental e o CAR efetivado”, destacou Petrucio Magalhães, secretário da Sepror.

Ana Cláudia de Melo, coordenadora estadual do PRAVALER pela GIZ, reforçou a importância da iniciativa como caminho para o desenvolvimento produtivo da região. “Queremos agregar outras atividades produtivas à pecuária, ou seja, trazer novas perspectivas econômicas para a região mediante a regularização ambiental”.

Durante toda a semana, produtores rurais que participam do projeto piloto e outros interessados na regularização ambiental podem fazer a retificação ou tirar dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de a emitir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), no Centro Multifuncional de Boca do Acre.

O CAR é um registro obrigatório para todos os imóveis rurais, conforme previsto no Código Florestal (Lei n. 12.651/2012), sendo o passo inicial para o produtor aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A partir do cadastro, será possível trabalhar na identificação do passivo ambiental da propriedade para fazer a recuperação ou a recomposição.

Pela manhã, mais de 60 produtores rurais participaram da iniciativa e apontaram as expectativas sobre as ações do PRAVALER na pecuária da região.

“Estamos ansiosos pelo projeto e com uma expectativa muito grande. Acreditamos que com o PRAVALER a gente vai dar um passo importante na regularização ambiental para desenvolvermos nossas atividades enquanto produtores rurais, afinal, é direito nosso”, afirmou o pecuarista Joaba Carneiro da Silva.

Na terça (10), a programação segue com visita a duas propriedades e com a capacitação para técnicos do Idam e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) sobre pecuária intensiva que será ministrada pela equipe técnica da GIZ.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
https://flickr.com/photos/canaldoprodutor
https://twitter.com/SistemaCNA
https://facebook.com/SistemaCNA
https://instagram.com/SistemaCNA
https://facebook.com/SENARBrasil
https://youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas