Logo CNA

Mato Grosso

Projeto atinge marca de 28 mil fotos em plataforma digital
Inauguracao predio famato 1998 5 scaled

Por meio do projeto Acervo Digital do Sistema Famato, mais de 28 mil imagens já foram categorizadas em uma plataforma online

19 de janeiro 2023

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Neste mês de janeiro, o Projeto de Acervo Digital do Sistema Famato atingiu a marca de 28 mil fotos categorizadas e disponíveis na plataforma Assetway, startup parceira do Google. O objetivo é preservar cerca de 60 anos de história da instituição. Até o momento, mais de 120 mil fotos já foram recebidas.

A plataforma utiliza as tecnologias de Cloud e Inteligência Artificial da multinacional para indexar e catalogar imagens e vídeos. Por meio dela será possível pesquisar imagens com base em informações como período, evento ou pessoas presentes na imagem. O objetivo é facilitar a busca por momentos históricos que marcaram o Sistema.

O gerenciamento e manutenção do acervo está sob responsabilidade da Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), que também é responsável pela implantação do projeto junto à equipe de Tecnologia de Informação da instituição.

Pesquisa – Para a realização do projeto, foi necessária pesquisa sobre a história do Sistema, com base em imagens analógicas impressas desde a época das fotografias em preto e branco, no Jornal Produtor Rural desde 1991 e nas Revistas do Produtor Rural, desde 1997. Também foram entrevistadas pessoas que acompanharam a história do Sistema.

Cerca de seis mil fotos analógicas foram digitalizadas.

Categorização de imagens – Além da pesquisa e da identificação das fotos, para possibilitar a implantação do projeto também é necessária a categorização das imagens, mapeamento de pastas e descrição dos acontecimentos para a ferramenta de busca.

Sistema – O projeto abrangerá todas as instituições do Sistema, como o Imea, o Agrihub, Sindicatos Rurais, Senar-MT e Famato, e consistirá em um trabalho contínuo. Na prática, o Acervo Digital será uma ferramenta de busca com tamanho ilimitado, com imagens de 58 anos de história.

Os interessados em contribuírem podem enviar fotos e registros para a Assessoria de Imprensa do Senar-MT. Para mais informações entre em contato pelo telefone (65) 3928-4814.

Selo

Matérias Relacionadas