Logo CNA

Projeto Agro.BR visita produtores de cacau do Sul da Bahia
Agro br cacau

Objetivo foi conhecer cacauicultores inscritos no projeto

8 de abril 2022
Por CNA

Brasília (08/04/2022) – O projeto Agro.BR , iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Apex-Brasil, visitou nessa semana produtores e cooperativas de cacau de Itabuna, Uruçuca e Ilhéus, na região Sul da Bahia.

A programação incluiu visitas às empresas de cacau inscritas no projeto, como o Consórcio Cacau Bahia Especial (CCBE) e a Cooperativa de Produtores de Cacau Cabruca da Bahia (Coopercabruca). Além disso, a equipe do Agro.BR se reuniu com entidades da região para incentivar o fomento e apoio aos produtores.

“O cacau ganhou destaque em função da boa adesão da cadeia produtiva e nas ações de promoção comercial”, afirmou o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta.

Durante três dias, Rodrigo da Matta e o consultor do Agro.BR na Bahia, Roberto Vianna, visitaram propriedades do Consórcio Cacau Bahia Especial para acompanhar as gravações de um documentário com o objetivo de mostrar a produção sustentável de cacau cabruca e como a Indicação Geográfica Sul da Bahia agrega valor ao cacau para a exportação.

“O CCBE se uniu ao projeto Agro.BR para buscar capacitações e melhorar o padrão de produção da fruta para alcançar o mercado externo. Esse formato de consórcio exportador não é comum, mas é mais ágil e muito interessante. Então nós aproveitamos para aprender como funciona e apresentar ao restante dos participantes do projeto”, disse o coordenador de Promoção Comercial da CNA.

Na quarta (6), as visitas ocorreram no Centro de Inovação do Cacau, localizado na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, e na quinta (7), na Cooperativa de Produtores de Cacau Cabruca da Bahia. Com o apoio do projeto, em maio do ano passado, a Coopercabruca começou a exportar licor de cacau para a Suíça.

O projeto Agro.BR encerrou a agenda de visitas na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) da Bahia, na sexta (8).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas