Logo CNA

Maranhão

Programação da solenidade reuniu dezenas de pessoas que participaram de palestras, exposição e almoço em comemoração
Aa1d8df6 f844 4254 ac8c f7f6ad580bda

Programação da solenidade reuniu dezenas de pessoas que participaram de palestras, exposição e almoço em comemoração

7 de dezembro 2023

Por: Leocândida Rocha

Fonte: Senar Maranhão

A reinauguração do Sindicato dos Produtores Rurais de Mata Roma (Sindmar) realizada nesta quarta (29), na sede do Sindicato de Mata Roma, foi marcada pela realização do I Encontro dos Produtores Rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e a certificação dos participantes de cursos realizados no município e em Anapurus, pelo Senar Maranhão durante este ano.

A solenidade foi realizada na propriedade do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Mata Roma, Onézimo Garreto. No local, os visitantes puderam conhecer o artesanato Art-Ilê, feito por um grupo de pessoas capacitadas pelo Senar. Foi exposta ainda a Cachaça Vale do Brejão, do produtor Lindomar Torres, que levou informações acerca da atividade durante a palestra.

Destaque para o café da manhã preparado e servido pelo grupo de mulheres participantes do curso Produção Artesanal de Alimentos, assim como o almoço, cujo cardápio foi à base de churrasco, foi feito por ex-alunos do curso de Transformação de Defumados. Ambos ministrados pelo Senar, por meio da Formação Profissional Rural (FPR).

Importância

A cerimônia contou com a participação do presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho que na oportunidade, proferiu palestra destacando a importância da atuação do Sindicato, para os produtores rurais e a formação do sistema CNA/Senar e Sindicatos, com vistas a fortalecer o setor agropecuário brasileiro.

“O Senar garante a melhor assistência técnica e gerencial para os produtores, e com o fortalecimento das atividades do Senar e do Sindicato na região, buscamos capacitar mais pessoas para atender às demandas importantes da região”, disse

A programação incluiu a apresentação de resultados da cadeia de Olericultura, pela técnica de campo, Márcia Vieira dos Santos. Outro que também colaborou, foi o produtor de cachaça Lindomar Torres, que discorreu sobre a marca Vale do Brejão. Um momento importante também, foi a entrega de certificados aos participantes dos cursos de FPR pelas autoridades presentes.

O presidente do Sindmar, Onézimo Garreto, falou do trabalho desenvolvido pela instituição com o apoio da Faema e do Senar e destacou as expectativas para o próximo ano, que envolve a realização de um número ainda maior de treinamentos e de outras atividades em favor do produtor rural da região.

919e7467 2eac 4a04 8b02 c59586b573c8

“Estamos com expectativa de implantar um polo da Rede e-Tec e passar a ofertar cursos técnicos com duração de 2 anos. Apresentamos o prédio ao presidente, e com as adequações necessárias temos a certeza que até o segundo semestre do próximo ano, já será possível a primeira turma. Vamos focar nos filhos dos produtores para que tenham acesso a essa importante formação para dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido no campo, fortalecendo a produção rural da região”, assegurou o presidente.

Revitalização

O coordenador da ATeG da região Leste Maranhense, Rodrigo Castro, foi o organizador do evento juntamente com toda a sua equipe. Castro falou da importância da presença do programa na região tendo como forte parceiro, o Sindicato e a prefeitura. Para ele, a revitalização estrutural do Sindicato fortalece a atuação do sistema Faema/Senar e aumenta o potencial do trabalho, alcançando um número cada vez maior de produtores rurais.

“Mostramos aqui, os resultados do trabalho feito nas propriedades em 2023. A parceria do Senar com os sindicatos é fundamental para as atividades do setor rural no Estado. Com a revitalização do Sindicato de Mata Roma a tendência é ampliar os serviços da ATeg, de acordo com a demanda da região” afirmou, acrescentando que o sistema Faema/Senar e o Sindicato atendem 25 produtores na cadeia de olericultura e outros 25 na cadeia de piscicultura abrangendo os municípios de Mata Roma e Anapurus.

Prestigiaram o ato, o prefeito de Mata Roma, Bezaliel Albuquerque, o secretário de Agricultura, Josimar Marques, o vice-presidente do Sindmar , César Andreghetto, o secretário de Administração de Anapurus, Júlio Lisboa, o secretário de Trabalho e Economia Solidária de Anapurus, José Ferreira, Júlio Pavão, secretário municipal de Educação de Mata Roma, e os presidentes de sindicatos dos municípios de Chapadinha, Lourinaldo Tavares e de Itapecuru-Mirim, José Augusto Monteiro.


Matérias Relacionadas