Logo CNA

Santa Catarina

Programa Saúde da Mulher Rural reúne público expressivo em Major Vieira
CNA IMAGEM PRINCIPAL1

Atividades contaram com palestras sobre autoestima, violência doméstica, incontinência urinária, prevenção ao câncer de mama e colo do útero, direitos da mulher do campo e zoonoses

1 de dezembro 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

O Programa Saúde da Mulher Rural teve mais uma edição bem-sucedida em Santa Catarina. Desta vez, o evento ocorreu no Centro Comunitário de Major Vieira, Norte do Estado, onde reuniu mais de 150 pessoas, entre público feminino do campo, lideranças, organizadores e palestrantes. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com as Secretarias de Saúde, de Assistência Social e de Administração por meio da Prefeitura e Sindicato Rural de Major Vieira.

As atividades contaram com palestras sobre autoestima, violência doméstica, incontinência urinária, prevenção ao câncer de mama e colo do útero, direitos da mulher do campo e zoonoses. O evento também contemplou coletas de exames Papanicolau, aferição de pressão arterial, testes rápidos, ginástica laboral e espaço para beleza. Ao meio dia ocorreu almoço de confraternização.

O presidente do Sindicato Rural de Major Vieira e 1º vice-presidente de secretaria da Faesc, João Francisco De Mattos, esteve presente e reforçou a importância do programa para contribuir com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres do campo. A supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, complementou que ação foi um sucesso. “As mulheres foram participativas, aproveitaram muito bem a oportunidade para fazer os procedimentos oferecidos e se mostraram interessadas em saber mais sobre os temas abordados”.

A técnica do Senar/SC, responsável pelos Programas de Saúde da Mulher e do Homem Rural, Gisele Kraieski Knabben , frisou que os eventos realizados em todas as regiões do Estado estão superando as expectativas. “Somente neste mês já realizamos eventos em Monte Castelo, Erval Velho, São José do Cerrito, São Pedro de Alcântara, Içara e Braço do Norte. Outros três estão programados para os próximos dias. Estamos felizes em perceber que o público rural está aproveitando essas oportunidades para manter em dia os exames e conhecer mais sobre hábitos saudáveis e medidas preventivas”.

SAÚDE NO CAMPO

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , realçou que além de representar um momento para sensibilizar e conscientizar a mulher sobre a importância da adoção de hábitos preventivos, o programa também oportuniza a realização de testes e exames gratuitos. “O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura de diversas doenças. Com essa ação, é possível avaliar o estado de saúde das pessoas e, quando necessário, encaminhar o quanto antes para tratamento adequado. É uma satisfação imensa saber que o programa, pioneiro no Estado, é realizado com ótimos resultados em todo o País”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi , assinalou que além de atuar para fortalecer a produção de alimentos e promover a profissionalização e o aumento da renda no campo, o Senar foca no cuidado à saúde e qualidade de vida das famílias. “Queremos conscientizar sobre a importância do cuidado à saúde para que as pessoas tenham qualidade de vida e, consequentemente, mantenham a produtividade de suas propriedades. Em 2023, nosso objetivo é fortalecer ainda mais essas ações voltadas à saúde das famílias rurais”, finalizou.

Matérias Relacionadas