Logo CNA

Paraná

Programa Herdeiros do Campo é implantado em terras capixabas
HERDEIRO ES ok

Cooperativa do Espírito Santo “importou” a capacitação do SENAR-PR, para trabalhar o tema da sucessão junto a cafeicultores associados

13 de abril 2023

A sucessão familiar agora faz parte da rotina de um grupo de produtores da Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), localizada na cidade de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo. Considerada a maior cooperativa de café conilon do Brasil, ela “importou” o Programa Herdeiros do Campo, desenvolvido pelo SENAR-PR, para trabalhar junto a nove famílias dos seus associados a questão da sucessão nas propriedades rurais.

A iniciativa ocorreu por meio de uma parceria entre o sindicato rural do município capixaba, a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR-ES), que solicitou ao SENAR-PR uma turma do Herdeiros do Campo para os cooperados da Cooabriel.

A demanda partiu da própria cooperativa, que buscava uma ferramenta que pudesse despertar em seus associados a importância de planejar o futuro das propriedades no âmbito familiar. “Por meio das nossas notícias veiculadas na mídia, a Cooabriel ficou sabendo das turmas do programa realizadas nas cooperativas do Paraná. Então contatou o SENAR-PR para que essa metodologia fosse aplicada junto aos seus cooperados”, afirma Ruan Schwertner, técnico do Departamento Jurídico do Sistema FAEP/SENAR-PR, que atua na formação do Herdeiros do Campo.

Em 2022, várias cooperativas das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná realizaram diversas turmas do programa junto as famílias de produtores rurais. Isso porque, no caso das cooperativas, a preocupação com o processo sucessório dos seus cooperados é uma questão estratégica, pois garante matérias-primas, no longo prazo, para continuidade das operações.

“Seja no Paraná ou no Espírito Santo, a dificuldade de falar sobre sucessão é a mesma. Se o dilema é o mesmo, então a solução também pode ser a mesma. Dessa forma o programa certamente serve para auxiliá-los nessa jornada”, destaca Schwertner, que esteve no Espírito Santo para implantar o programa.

Para o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, a sucessão precisa fazer parte do planejamento dentro do conjunto familiar. “O processo sucessório ideal deve ser construído sobre bases sólidas para que ocorra da melhor forma possível e obtenha êxito. Há tempos, nós temos abordado essa temática junto aos cooperados e agora, por meio da parceria estabelecida com as equipes do Senar do Espírito Santo e do Paraná, certamente obteremos importantes resultados”, afirma o dirigente, que esteve no encontro inicial do programa.

A turma-piloto formada pelos cooperados da Cooabriel teve início em março, com a sensibilização das famílias. Na sequência ocorreu a etapa voltada à integração, em que os participantes alinharam as expectativas em relação à formação. Ao todo, o programa original é formado por cinco encontros e a elaboração de um plano de ação, com carga horária de 46 horas.

Neste primeiro momento, apenas cooperados da região de São Gabriel da Palha puderam participar do programa. Mas a proposta é, no futuro, que produtores da Cooabriel de outras regiões tenham acesso a capacitação desenvolvida pelo SENAR-PR.

O Programa

O Herdeiros do Campo tem como objetivo despertar a família rural para a importância de planejar a sucessão dentro da propriedade. Esse tema é, muitas vezes, tratado como tabu, de modo que a iniciativa tem o mérito de promover uma mudança cultural no campo. Uma das exigências para participar é a presença de, ao menos, duas gerações de cada família (pai e filho, avô e neta, tio e sobrinho). Isso porque o Herdeiros do Campo atua no planejamento sucessório em três dimensões: propriedade, família e empresa, desenvolvendo ao final um plano sucessório para a empresa rural.