Logo CNA

Acre

Programa Cidadania Rural é tema de palestra do SENAR – AC na IV edição da Feira Solidária

3 de novembro 2021

Por: Astorige Carneiro (ASCOM/SENAR - AC)

Levar informação aos produtores rurais, assim como outras ações de formação profissional e assistência às comunidades rurais, é uma das principais missões do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – AC). Reforçando esta missão e fortalecendo parcerias, o Sistema FAEAC/SENAR – AC/Sindicatos participou da IV edição da Feira do Feirante da Economia Solidária.

ceasafeira5

A feira, organizada pela UNISOL Brasil (Central das Cooperativas e Empreendimentos Solidários) e pela Prefeitura de Rio Branco com apoio de parceiros institucionais, tem como objetivo trabalhar temáticas envolvendo a economia solidária e outros tópicos. A quarta edição da feira teve início na última quinta-feira (28) e segue até sábado (30) com uma programação diversa na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa).

ceasafeira6

Entre as ações da feira, está a palestra do programa Cidadania Rural, que inclui os temas de Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural e o eSocial. Charles Fernandes, analista de arrecadação rural do SENAR – AC, destacou que o momento é de extrema importância para criar pontes com os produtores e estimular a procura da instituição para sanar dúvidas envolvendo os temas da palestra.

ceasafeira4

“Foram duas palestras, uma no dia 28 e outra na manhã desta sexta (29). Nós sempre recebemos nos eventos e cursos do SENAR muitas dúvidas envolvendo a arrecadação rural, fundo de assistência e demais tramitações. É importante lembrar que o SENAR é a casa do produtor rural, que todos podem entrar em contato ou comparecer pessoalmente à nossa sede para se informar e buscar apoio”, disse Charles.

ceasafeira7

“Esta edição está sendo realizada no mês de outubro em alusão ao Dia Mundial do Alimento (16/10). Junto com este evento, estamos realizando também o Terceiro Encontro de Mulheres da UNISOL Brasil, onde debatemos políticas públicas do município. Nossa estratégia não é trabalhar apenas o lado econômico, mas antes disso, trabalhamos com esclarecimento de direitos e acesso à informação”, explicou Lázara Marcelino, assessora da UNISOL.

ceasafeira2

Entre os produtores rurais que prestigiaram a palestra do SENAR – AC está Irisneia dos Santos. Moradora do km 17 da Transacreana, a produtora – que também é filha de produtor rural – sentiu que muitas dúvidas foram esclarecidas, e que pretende procurar a instituição para mobilizar encontros e ações na própria comunidade.

ceasafeira3

“Eu trabalho com verduras, macaxeira, feijão, e gostaria de saber como poderia incrementar ainda mais minha produção. Nos trouxeram muita coisa boa aqui, especialmente o conhecimento. Uma visita à nossa comunidade, para instruir e tirar dúvidas, será muito bem-vinda porque tem muita gente que precisa desse apoio. Às vezes, uma informação faz toda a diferença pro nosso futuro e para nossa aposentadoria. Os pequenos produtores e a agricultura familiar precisam de apoio para o bem das comunidades”, declarou Irisneia.