Minas Gerais

03/11/2020

ATeG: cafeicultor de Caputira (MG) compra trator após sucesso na safra

Por: SENAR MINAS

Desde 2016 quando começou a ser assistido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), oferecida pelo Sistema Faemg/Senar/Inaes, o produtor Jalmar Eler Dutra Júnior, do município mineiro de Caputira, aumentou a área da sua lavoura de três para nove hectares.

Programa ATeG: cafeicultor de Caputira (MG) compra trator após sucesso na safra
O produtor Jalmar no início do trabalho com o Programa ATeG

O acompanhamento proporcionou conhecimento e experiência ao cafeicultor, e o resultado foi  o aumento da produtividade e da lucratividade. Elas se transformaram em investimentos na atividade, como o plantio de mais lavouras e a compra de secador de café e pulverizador.

Antes da ATeG, Jalmar produzia em média 70 sacas de café – mas, na última safra, colheu 280. Também com orientação do técnico, Tadeu Vieira Otoni, este ano o produtor comercializou antecipadamente a colheita no mercado futuro, alcançando o valor de R$ 570 por saca. A venda possibilitou mais uma aquisição importante para o cafeicultor: um trator com carretinha.

Programa ATeG: cafeicultor de Caputira (MG) compra trator após sucesso na safra

Gratidão

“Aprendi a utilizar as ferramentas certas na hora certa com o acompanhamento de um profissional que nos auxilia tanto nos cuidados com a lavoura, quanto nas anotações de despesas e lucros com a produção. Sem a ajuda do Sistema seria praticamente impossível arcar com os custos desse serviço” - Jalmar Eler Dutra Júnior.

“É extremamente gratificante ver o produtor que tinha dificuldades na produção, na lavoura, e até desacreditava do seu potencial, conseguir vencer os obstáculos e crescer. A satisfação dele nos motiva a seguir levando a assistência técnica que faz diferença”. - Tadeu Vieira Otoni, técnico do ATeG em Caputira.

Programa ATeG: cafeicultor de Caputira (MG) compra trator após sucesso na safra
O técnico Tadeu Otoni, durante atendimento a Jalmar

Veja também