Bahia
Notícias
“Pulverização aérea é segura, eficiente e viabiliza a produção de alimentos em larga escala”, diz vice-presidente da Faeb, em audiência pública
11 de setembro 2023Queijos produzidos na Bahia são premiados em concurso nacional
12 de julho 2023Primeiro Hub do Agro na Bahia será inaugurado em Salvador
3 de fevereiro 2023Programa Agronordeste cooperou com aquisição de refrigeradores para produtores em Mairi, Bahia

Por: Marilda Negreiros (Ascom Sistema Faeb/Senar)
O Senar Bahia, por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Programa Agronordeste, colaborou para que os Produtores atendidos firmassem parceria com a empresa Betânia, conseguindo assim através de comodato, a instalação de dois equipamentos de refrigeração de leite para beneficiar e mudar a vida dessas pessoas. "Antes da chegada desses equipamentos, os produtores assistidos pelos técnicos de campo, prestadores de serviços no Senar Bahia, Cléia Carvalho e Hewerthon Rios, enfrentavam dificuldades quanto ao preço e escoamento da produção de leite. Agora, em tão pouco tempo utilizando os equipamentos para armazenar o leite das duas ordenhas do dia, já podemos notar que a vida desses produtores estão melhorando bastante”, disse Stenilson Nascimento, Coordenador Regional do Agronordeste.
O Assessor Regional do Senar Bahia, Gilson Liberato, que também acompanhou as negociações dos técnicos de campo junto à Betânia, falou sobre a importância das ações do Agronordeste para o desenvolvimento dos produtores em Mairi. “O Programa Agonordeste já está em ação no município de Mairi desde outubro 2020, o grupo está iniciando um fortalecimento das organizações de produtores rurais e desenvolvendo uma produção sustentável e agregando valor na produção agropecuária da região. Esse é um dos objetivos do programa”, ressaltou.
De acordo com a técnica de campo, prestadora de serviços ao Senar Bahia, Cléia Santana, com a chegada da ATeG na região, os produtores começaram a fazer parcerias com as empresas privadas, começando pela Betânia, que vem contribuindo bastante com essa evolução nos negócios. “Os resfriadores foram adquiridos depois da grande insatisfação dos produtores com o baixo valor dos preços de leite na região. Entramos em contato com o representante da empresa Betânia e em seguida, fizemos uma reunião com os produtores”, declarou.

Ela também lembrou como os pequenos produtores estavam vivendo, antes dos equipamentos. “Agora, o leite armazenado é entregue diretamente ao beneficiador, livre de atravessador, com preço justo. A insatisfação dos produtores de leite na região era grande, pois recebiam por litro de leite, um valor que eles não achavam justo, em média 0,70 centavos a 1 real e 50 centavos e com a aquisição do resfriador conseguiram um aumento de 0,35 centavos a mais por litro, ou seja, quase 2 reais no litro de leite, além de viabilizar a possibilidade de realizar duas ordenhas no dia, aumentado seus ganhos”, finalizou.
Já o outro técnico de campo, Hewerthon Rios, também relatou todos os passos nessa conquista dos produtores, com a chegada dos equipamentos de refrigeração. “Uma vez visto as dificuldades dos produtores quanto ao preço e escoamento da produção, nós técnicos do SENAR se reunimos com os produtores da localidade, Joelison Silva de Souza, Israel Araújo Santana, Josenilton Afonseca Souza, Samara Passos Souza e Luiz Henrique e com o Técnico da Betânia, senhor Marielson, dando assim o primeiro pontapé no dia 09 de fevereiro de 2021 para fechar a parceria produtor-Betânia. Parceria está, onde o produtor entra com a produção de leite e os cuidados de higiene da produção e do resfriador e a empresa Betânia entra com a compra, empréstimo do resfriador, produto de análise (ALISAROL) diária, analise de qualidade do leite (contagem de bactéria, contagem célula somática, porcentagem de proteína e teor de gordura), enfatizou.
A produtora Samara Passos, da propriedade Lagoa Redonda, em Mairi, uma das beneficiadas com a chegada dos refrigeradores na propriedade, destacou a mudança de vida em pouco tempo de assistência técnica do Agronordeste. “A nossa vida melhorou bastante. Com o Agronordeste, a cada dia que passa temos conhecimento de algo novo para melhorar as atividades. Com a ajuda dos técnicos de campo do Senar, conseguimos esses dois refrigeradores e agora estamos trabalhando com muita vontade para tudo sempre dar certo. As vendas do leite que antes eram feitas apenas duas vezes ao dia e com preço bem abaixo, ganharam um novo impulso e só temos que agradecer e comemorar”, disse.

O Programa Agronordeste visa oferecer Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em diversas cadeias produtivas, e conta com as parcerias do Senar Central, Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Fonte: Senar Bahia