Bahia
Notícias
“Pulverização aérea é segura, eficiente e viabiliza a produção de alimentos em larga escala”, diz vice-presidente da Faeb, em audiência pública
11 de setembro 2023Queijos produzidos na Bahia são premiados em concurso nacional
12 de julho 2023Primeiro Hub do Agro na Bahia será inaugurado em Salvador
3 de fevereiro 2023Programa Agro Jovem, do Senar Bahia, certifica turmas em Gandu
Alunos de Wenceslau Guimarães, Gandu, Teolândia e Piraí do Norte, apresentaram Planos de Negócios voltados ao Agronegócio
Por: Sistema Faeb/Senar

O município de Gandu, no Baixo Sul do estado, sediou na última quinta-feira (8) a cerimônia de premiação do Programa Agro Jovem Senar – Polo Gandu 2022. Ao todo, 91 alunos dos municípios de Gandu, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte e Teolândia foram certificados, após três meses de aprendizado. Além da entrega de certificados, as equipes também foram premiadas no concurso onde foram apresentados planos de negócio.
O Agro Jovem é um programa destinado à formação da juventude rural e surgiu da necessidade de aproximar esse público do setor que mais cresce e emprega em todo o país - o agronegócio. Nesta edição, o programa promoveu ações voltadas para a renovação e aprimoramento dos sistemas produtivos, a adoção de tecnologias inovadoras de produção agropecuária e gestão de propriedades rurais, além das agroindústrias artesanais, organização social, empreendedorismo, educação, saúde e sustentabilidade, fortalecendo o protagonismo dos jovens no setor agropecuário e capacitando-os para o mercado de trabalho.

Renê Santana, coordenador pedagógico do Senar | Polo Gandu, disse que o objetivo do Programa Agro Jovem é despertar o empreendedorismo no meio rural voltado para a juventude. “O programa atinge um público de 16 a 29, que é o perfil das equipes que nós selecionamos. Aqui foram apresentados vários planos de negócios bastante confiáveis. O programa visa mostrar para eles que o campo é o futuro, é a mola propulsora que mantem o país, e nós queremos manter essa sucessão familiar e manter os jovens do campo produzindo bem, com renda e tendo sustentabilidade”, afirmou.
O vice-presidente de desenvolvimento agropecuário da Faeb, Rui Dias, ressaltou a parceria do órgão com as prefeituras, por meio das secretarias municipais de agricultura e elogiou o desempenho dos alunos. “Estamos muito satisfeitos, muito felizes. Quero agradecer a parceria com as prefeituras de Gandu, Teolândia, Wenceslau Guimarães e Piraí do Norte, junto aos seus secretários de agricultura em participar desse programa. Houve um empenho bastante expressivo desses jovens que se destacaram nesse programa. Tem sido um sucesso o Agro Jovem aqui em Gandu e região”, pontuou, Dias.
Premiação
Nesta etapa, cada um dos quatro municípios participantes apresentou cinco equipes que construíram planos de negócios. Dentre os projetos apresentados, a equipe OC – Orgânicos Cocão, do Povoado do Cocão, em Wenceslau Guimarães, foi a campeã do concurso de planos de negócio com o tema “Cultivar hortaliças pelo sistema de hidroponia”, que propôs maior teor nutricional, a não utilização de defensivos agrícolas, transparência na confiança ao consumidor e o seu bem-estar. Cada integrante da equipe ganhou um notebook.
O segundo lugar ficou com a equipe de Gandu, com o tema Vinho Dois Ortis, que propôs levar a experiência da degustação de novos sabores e tipos de vinho à base de frutas da região como a jabuticaba, o rambutan e a laranja; e os seus componentes ganharam um smartphone cada.

O Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, de Wenceslau Guimarães, Eliosmar Fontes, destacou a importância do Agro Jovem e falou do apoio que sua secretaria tem recebido da gestão municipal, que culminou com o sucesso das equipes de Wenceslau no concurso de Planos de Negócio do programa. “Muito gratificante estar participando desse programa. Foram 90 horas de aulas de formação, de troca de conhecimento, e a equipe campeã é do nosso município, do Cocão. Isso nos deixa felizes por conta de que a gente percebe que a juventude de nosso município, cada vez mais, está voltada ao agro, acreditando que o agronegócio realmente é uma forma de obter renda e de se manter economicamente. Agradeço ao Prefeito Kaká, que vem apoiando essas iniciativas em parceria com o Senar”, disse, Eliosmar.

Participaram da cerimônia o prefeito de Gandu, Léo de Neco; a prefeita de Teolândia, Rosa Baitinga; o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário do Sistema Faeb/Senar, Rui Dias; o presidente do Sindicato Rural de Gandu, Renato Souza; o secretário da Agricultura de Gandu, Jorge Sarmento; o secretário da Agricultura de Piraí do Norte, Edson Carlos; o secretário da Agricultura de Teolândia, João Neto Quaresma; e o secretário da Agricultura de Wenceslau Guimarães, Eliomar Fontes; além do coordenador pedagógico do Senar Gandu, Renê Santana.
Fonte: Ascom Sistema Faeb/Senar