Logo CNA

Profissionais são capacitados para emissão de Guia de Trânsito Animal
01 10 0 16340100 1515060953

Treinamento foi promovido pelo Sistema FAESC/SENAR-SC em parceria com a CIDASC

20 de abril 2017
Por Senar

Após a capacitação de cinquenta Sindicatos Rurais da região oeste, meio oeste e extremo oeste, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) promoveram, nessa semana, o treinamento de Emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA) com os Sindicatos das regiões do planalto serrano, sul, vale do Itajaí e norte do estado.

O curso ocorreu no Hotel Cambirela em Florianópolis e também contou com a participação de prestadores de serviço em instrutoria que desenvolvem o treinamento com produtores rurais por meio do SENAR/SC. A capacitação foiministrada pelos técnicos da CIDASC Eduardo Oda Seifert, Cirio Vieira e Amaro José Loch.

A iniciativa teve como objetivo capacitar e atualizar os Sindicatos e prestadores de serviço em instrutoria com relação a Emissão de GTA. Foram repassadas orientações gerais para o uso do Sistema de Defesa Sanitária Animal. Os técnicos da CIDASC também abordaram questões voltadas às propriedades com atividades de pecuária e unidade de exploração. Foram explicados os procedimentos sobre a saída de animais, explanadas as pesquisas de GTAs já registradas, cancelamento de GTA, entrada de animais e inventário de propriedades.

O presidente da FAESC José Zeferino Pedrozosalientou a importância da atualização com relação a e-GTA para o controle sanitário de Santa Catarina. “Somos um Estado reconhecido mundialmente por seu elevado nível de excelência sanitária. Possuímos certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como o único Estado do Brasil livre de febre aftosa sem vacinação e livre da peste suína clássica, garantindo acesso aos mais exigentes e competitivos mercados de carne do mundo. Precisamos preservar esse status garantindo cada vez mais a qualidade da carne produzida em nosso território”, complementou.

SINDICATOS RURAIS

Estiveram no treinamento os Sindicatos Rurais deAgrolândia, Alfredo Wagner, Armazém, Bom Retiro, Braço do Norte, Canoinhas, Correia Pinto, Florianópolis, Jacinto Machado, Jaguaruna, Ilhota, Irineópolis, Ituporanga, Major Vieira, Massaranduba, Otacílio Costa, Ponte Alta, Pouso Redondo, Rio Fortuna, Rio do Oeste, Rio Negrinho, Santa Cecília, Santa Terezinha, Santa Rosa de Lima, São José, São José do Cerrito, São Martinho, Tubarão, Turvo e Urubici.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br