Logo CNA

Produtora de geleia cria modelo de comercialização participativo para valorizar produção artesanal
Reduzida 1

Seguindo os passos da família, Regina de Araújo se tornou produtora de geleias há oito anos em Monteiro Lobato, região serrana de São Paulo. Ela é a idealizadora de um modelo diferenciado de comercialização, o Fazedeiras da Serra&Emiliana, elaborado a partir de referências de empreendimentos inovadores na área da produção artesanal.

25 de julho 2018
Por CNA

Brasília-DF, 25/07/18 - Seguindo os passos da família, Regina de Araújo se tornou produtora de geleias há oito anos em Monteiro Lobato, região serrana de São Paulo. Ela é a idealizadora de um modelo diferenciado de comercialização, o Fazedeiras da Serra&Emiliana, elaborado a partir de referências de empreendimentos inovadores na área da produção artesanal.

“O Fazedeiras da Serra&Emiliana é um modelo de participação flexível atuando em locais públicos, privados e em ações corporativas. Dentro dos valores do respeito, nossa missão é apresentar ao consumidor variedade de produtos produzidos no Território da Mantiqueira e Vale do Paraíba, promovendo a sustentabilidade financeira das famílias produtoras baseando sempre nas vocações naturais da região.”

A produtora aproveita as frutas plantadas no quintal de casa como jabuticaba, goiaba, ameixa, limão cravo e banana, para elaborar parte das 21 mil unidades de geleia produzidas por ano na propriedade tocada por ela e pelo marido.

“Eu e meu marido começamos a partir de muitas reflexões sobre dar uma virada na vida profissional. Enquanto isso ocorria, eu fiz uma pós-graduação em cultura popular brasileira, o que me ajudou na decisão de entrar para o universo das geleias como seguidora do ofício da minha mãe e fazer disso um empreendimento financeiro”, conta.

Senar - Além da pós-graduação que incentivou Regina a investir nas geleias, as capacitações do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar) ajudaram a melhorar a produção. “O curso de geleias serviu como aprimoramento das técnicas de manipulação e modos de fazer. Eu sempre ajudei minha mãe fazer os doces e geleias, mas após o curso consegui melhorar os métodos.”

A produtora vai expor as geleias no evento Chefs pelo Agro – Feira Senar de Alimentos e Gastronomia, que será promovido pelo Sistema CNA/SENAR/ICNA em comemoração ao Dia do Produtor Rural, no sábado, 28 de julho. Ela ficou sabendo da feira pelas redes sociais do Sistema CNA e decidiu participar.

“Considero-me privilegiada. É uma honra estar entre renomados chefs e ter nossos produtos acompanhando suas criações. Nós, que passamos a maior parte do nosso tempo em zona rural, muitas vezes não temos ciência do potencial das nossas produções e na movimentação econômica que elas podem gerar. Um evento como esse é fundamental para a exposição do nosso talento e impulsionar o nosso empoderamento.”

Serviço:
O que: Chefs pelo Agro Dia do Produtor Rural – Feira Senar de Alimentos e Gastronomia
Quando: 28 de julho de 2018 (sábado), das 11h às 19h
Onde: Marquise do Parque Ibirapuera, em frente ao Pavilhão das Culturas Brasileiras – Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana, São Paulo – SP.

Matérias Relacionadas