Logo CNA

Mato Grosso

Produtor rural de Indiavaí recupera área de 27 hectares após assistência técnica do Senar-MT
Any Conv com IMG 0654

Com ajuda da ATeG, o pecuarista Edilson João Inácio conseguiu suprir suas necessidades e lucrar ainda mais

10 de abril 2024

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Senar-MT

Edilson João Inácio é produtor rural em Indiavaí e em sua propriedade, Sítio Garça Branca, sempre foi pecuarista na cadeia de bovinocultura de corte atuando com ciclo completo, cria, recria e engorda. E com isso havia uma necessidade de maior trato dos animais no período da seca. Com a ajuda da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar MT, através do técnico de campo, foi possível suprir suas necessidades e lucrar ainda mais.

O produtor é atendido há dois anos e sete meses pelo Senar-MT, e com o decorrer das visitas surgiu a demanda de reformar uma área em seu sítio que estava degradada em razão do cuidado com o gado durante a seca. Com a orientação do técnico de campo, Carlos Rodrigues, seguiu a estratégia de implantar o sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). No ano de 2023 foram plantados dez hectares de milho consorciado com capim BRS Zuri, rendendo uma colheita de 35 toneladas de silagem por hectare.

Segundo Carlos, foi realizada uma análise de solo da área para fazer a correção, a preparação do solo com a gradagem e o plantio do o milho consorciado. “O produtor pode então reformar a área fazer a silagem para tratar os animais no período da seca e ainda comercializar para tirar todo custo de produção. Estimamos que ele possa ter ganhado em torno de uns 30% de lucro”, conta o técnico de campo.

Após o sucesso da primeira colheita, o produtor resolveu aumentar área de recuperação de dez hectares para 27 hectares a mais. “Deu certo tanto a produção da silagem quanto a melhora do capim, hoje nós temos uma pastagem muito melhor, o plantio está muito bonito e graças a assistência através do técnico de campo do Senar-MT”, relatou Edilson sobre a satisfação com o atendimento da Assistência Técnica e Gerencial.

A estimativa é que Edilson aumente sua produção em 5 toneladas por hectare a mais do que no ano passado, ou seja 40 toneladas por hectare. A plantação está em fase de embonecamento, que é quando os estilo-estigmas (cabelos de milho) ficam visíveis fora da palha, esse período é importante para o desenvolvimento do grão.

Selo