Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Produtividade e meio ambiente: iniciativa do Senar/MS estimula engajamento sustentável em áreas rurais
Educa C3 A7 C3 A3o no Campo Paisagens Rurais

Paisagens Rurais

18 de março 2020

Por: Ellen Albuquerque

Fonte: Comunicação Sistema Famasul

Mato Grosso do Sul é reconhecido mundialmente pelo potencial agropecuário que envolve a escala de produção, a qualidade da proteína e a preocupação ambiental. Essas caraterísticas fazem parte do conceito de sustentabilidade, tão presente na rotina de bovinocultores de corte do estado. O engajamento sustentável proposto pelo novo programa Paisagens Rurais, do Senar/MS, é o tema do ‘Educação no Campo’ desta quarta-feira (18).

“Atender a demanda de mercado, produzindo mais, em menor área, com menos tempo e custos, e preservando o meio ambiente é a busca constante de quem desenvolve atividades rurais. O resultado pode ser alcançado a partir do conhecimento, troca de experiências e orientações de profissionais, nas capacitações e eventos. Esse é o objetivo do Paisagens Rurais”, explica o coordenador do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial, Nivaldo Passos.

Iniciativas como as tecnologias de baixo carbono, manejo de pastagens, são exemplos do que pode ser feito na prática para melhorar respostas da porteira para dentro. O olhar técnico na propriedade e o perfil de cada bovinocultor, renderá um levantamento criterioso de dados que norteará qual caminho seguir no negócio”.

O programa pretende promover aumento de produtividade aliado com conservação ambiental a partir do manejos sustentáveis. A primeira turma deve ter início em agosto deste ano.

Para participar, o produtor precisa procurar o sindicato rural do município. Técnicos do programa farão um questionário na propriedade, a ser analisado pelo Senar Brasil. Após, o Senar/MS irá propor um plano de ação personalizado. A metodologia será aplicada pela equipe de ATeG durante dois anos.

No portfólio da bovinocultura de corte, o Senar/MS oferece gratuitamente mais de 50 opções de cursos nas áreas de gestão, processos, manejo, segurança no trabalho, máquinas, alem de oficinas e eventos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque