Logo CNA

Mato Grosso

Produção de maracujá triplica em dois anos de assistência técnica
Whats App Image 2023 05 15 at 11 16 40

Pedro José de Freitas conseguiu aumentar sua produção de 200 para 600 pés, após atendimentos da ATeG do Senar-MT

23 de maio 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Pedro José de Freitas decidiu por produzir maracujá há mais de 30 anos e nos últimos 24 meses viu a sua produção triplicar após se tornar produtor atendido pela Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Em dois anos, a produção saltou de 200 para 600 pés de maracujá. A cultura do maracujazeiro é tema do Simpósio Brasileiro que inicia nesta terça-feira (23.05), em Tangará da Serra.

As frutas do Sr. Pedro são comercializadas nas feiras de quarta-feira e domingo, no município. “A gente aumentou muito a produção em pouco tempo. Mesmo assim, não sobram frutas e sempre tem procura”, afirmou Pedro.

Por orientação da ATeG, o fruticultor adotou novas cultivares que melhor se adaptaram à região. Atualmente, ele produz três: Solar, FB200 e FB300 e cedeu espaço em sua área para a avaliação de uma nova cultivar que será lançada em breve. “A Assistência me ajudou muito com a seleção de variedades de culturas que eu nem conhecia e que produzem muito mais do que estava acostumado”, destaca.

Segundo o técnico de campo credenciado ao Senar-MT, Eduardo Teixeira, entre os diferenciais das cultivares implantadas estão o maior poder produtivo e a precocidade. “As cultivares adotadas tem maior tolerância a insetos e pragas na região e elas ajudaram o produtor a se tornar destaque na região, na produção do maracujá”, afirma.

Após três décadas como produtor rural, Pedro não pretende passar muito mais tempo na atividade e já fez sucessores. Os filhos Maurício e Alfredo decidiram por cursar agronomia para contribuir com a propriedade. “Eles sempre me ajudaram desde pequenos e decidiram se profissionalizar no campo”, destacou o produtor.

Segundo o técnico de campo, o Senar-MT oferta conhecimento além da faculdade. “Os rapazes sempre estão se capacitando por meio de cursos ofertados pelo Senar-MT e Sindicato Rural e demonstram interesse em continuar o trabalho desenvolvido pelo pai”, explicou o técnico de campo.

Simpósio Brasileiro – De 23 a 25 de maio, será realizado o VIII Simpósio Brasileiro da cultura do maracujazeiro, em Tangará da Serra. O evento é organizado pela Unemat, Senar-MT, Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATGA) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Na quarta-feira (24.05), o supervisor de horticultura da ATeG do Senar-MT, Thiago Salapata, estará ministrando uma palestra sobre o panorama do atendimento a essa cadeia produtiva em Mato Grosso.

Matérias Relacionadas