Logo CNA

Primeiro encontro do CNA Jovem 2021 termina com debates sobre criatividade, liderança e superação de desafios
RAPHA DESTAQUE

Os 80 jovens selecionados para a etapa nacional terão novo encontro em junho

2 de maio 2021
Por Senar

Brasília (02/05/2021) – O primeiro encontro da fase nacional CNA Jovem 2021 terminou no domingo (2) com uma programação totalmente virtual marcada por debates sobre criatividade, liderança, oficina de talentos, construção da rede de desafio e muita sinergia entre os 80 participantes.

Esse encontro focou na preparação dos jovens, que foram divididos em 10 grupos para aprofundar o conhecimento relacionado aos desafios prioritários do agro nas áreas educacional, empresarial, política, sindical e institucional. O objetivo é que eles apresentem, até o final do programa, propostas para solucionar gargalos do setor.

Para começar o dia, o mágico, ilusionista e empreendedor Rapha Santacruz falou sobre criatividade e como a combinação entre teatro, música, circo e cultura popular foi benéfica para o seu trabalho. “A inovação parte da prática de novas habilidades. Então é necessário fazer coisas diferentes para ampliar a visão e criar novas possibilidades para inovar em suas áreas”, disse.

Em outro momento da programação, os 80 finalistas participaram de uma dinâmica em que tiveram de mostrar habilidade, espírito coletivo e liderança em jogos vivenciais, chamados Scape Rooms . Eles trabalharam em equipes para seguir pistas, interpretar códigos e decifrar enigmas para escapar das salas em até 60 minutos. Um dos desafios era investigar o roubo da taça da Copa do Mundo de 1970, a Jules Rimet .

Imersão - A intensa programação e o rico conteúdo abordado chamaram a atenção dos jovens pela interação com líderes renomados do Brasil e especialistas do setor.

Reinaldo da Silva Oliveira integra o grupo Amenan Mîî da área sindical

Reinaldo da Silva Oliveira integra o grupo Amenan Mîî da área sindical

Para Reinaldo da Silva Oliveira que vive na comunidade indígena Surumu, no município de Pacaraima (RR), as dinâmicas para as trocas de experiências foram enriquecedoras. “É um prazer enorme fazer parte desta edição do CNA Jovem. Levarei todo esse aprendizado para o resto da minha vida”.

Brenda Souza está no grupo Geração Agro Política com foco na política

Brenda Souza está no grupo Geração Agro Política com foco na política

A jovem Brenda Costa Silva Souza, de Campo Grande (MS), destaca que a interação com especialistas e convidados foi um grande aprendizado. “A programação superou nossas expectativas e abriu nossos horizontes. A palestra com professor Leandro Karnal foi uma grande surpresa e certamente impactante”, revelou.

dinâmica gallup para times

dinâmica gallup para times

Em outra atividade, na oficina “Gallup para times”, eles desenharam estratégias a partir dos pontos fortes de liderança de cada integrante, como o pensamento estratégico, influência, execução e relacionamento.

Mayara Harada é integrante do grupo Geração Agro Política com foco na política

Mayara Harada é integrante do grupo Geração Agro Política com foco na política

“Eu adorei o encontro. Estar em contato com tantos líderes superou todas as expectativas porque trouxe muito gás para continuarmos e ainda mais empolgação para ajudar na mudança que o setor agropecuário precisa”, destacou a jovem Mayara Harada, representante de Maringá (PR).

Jildson Souza faz parte do grupo EducaAgro com foco educacional

Jildson Souza faz parte do grupo EducaAgro com foco educacional

O jovem Jildson Souza, do povoado Rose, no município de Santaluz (BA), disse que a experiência confirmou suas expectativas. “O programa está contribuindo para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, me ajudou a ter certeza do meu propósito de vida que é contribuir para o desenvolvimento da minha região de sisal na Bahia”.

Camila Sayuri, de Santa Fé do Sul (SP), do grupo Agroconhecimento com foco educacional

Camila Sayuri, de Santa Fé do Sul (SP), do grupo Agroconhecimento com foco educacional

Na avaliação de Camila Sayuri, de Santa Fé do Sul (SP), o evento foi divertido e, ao mesmo tempo, de muita assimilação de conteúdo. “Na conversa com especialistas, percebemos que enfrentaremos desafios menores para alcançar os resultados principais e conseguir colocar em prática o conhecimento a favor dos produtores rurais”, destacou.

Os jovens participarão de mais três encontros e o próximo está previsto para ocorrer em junho. Até lá, os jovens continuarão com as atividades em grupos.

Conheça os desafios prioritários do agro para os quais os jovens deverão apresentar soluções inovadoras ao final da jornada.

Foco educacional: Transformar a rede CNA Jovem em propulsora do uso de bioinsumos no campo.

Foco empresarial: Levar sabor do campo à mesa dos consumidores urbanos.

Foco político: Desenvolver o poder de pressão das jovens lideranças nas políticas agropecuárias e Colocar a pauta política das lideranças jovens na agenda legislativa.

Foco sindical: Sugerir um portfólio de serviços inovadores para os sindicatos em 2025.

Foco Institucional: Fazer funcionar a ignição da comunicação entre jovens líderes do campo e da cidade, Criar um espaço para o diálogo sobre a sustentabilidade do sistema alimentar.

Para conhecer o programa CNA Jovem, acesse: https://cnajovem.org.br/

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419

youtube.com/agrofortebrasilforte

flickr.com/photos/canaldoprodutor

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas