Mato Grosso
Notícias
Primeiro dia da Academia de Liderança é marcado por imersão de conhecimento
Programa é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT)
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
Presidentes e diretores de Sindicatos Rurais de 32 municípios de Mato Grosso estão em Cuiabá participando do primeiro módulo da Academia de Liderança do Sistema Famato – edição 2023. O programa é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O primeiro módulo começou nesta quinta-feira (06/07) e segue com a programação até sábado (08/07).
O objetivo da Academia de Liderança é desenvolver e aperfeiçoar competências de líderes, utilizando os principais pilares de liderança, ajudar os representantes dos Sindicatos Rurais do estado a desenvolverem competências, habilidades e planos de ações, promovendo o desenvolvimento profissional do produtor rural, agregando valor para o meio rural, e fortalecendo o agronegócio e o Sistema Sindical.
“Estamos felizes, a casa está cheia de líderes do agro interessados em conhecimento. Aqui os participantes terão acesso a ferramentas importantes para ampliar as técnicas de liderança dentro e fora da porteira, na empresa onde atuam e na vida pessoal. Vamos trocar experiências, vamos trabalhar temas como autoconhecimento, gestão de tempo, inteligência emocional, produtividade, comunicação e entre outros”, disse o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, durante a abertura do primeiro módulo.
Durante a apresentação sobre o sistema sindical rural, o diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha, destacou os trabalhos desenvolvidos pelo núcleo sindical, e os atendimentos aos sindicatos.
Vinha falou ainda que o programa de liderança foi desenvolvido pela Famato, justamente com o objetivo de ensinar cada um a extrair a melhor versão de si dentro do sindicato rural, do ambiente profissional, na fazenda e, consequentemente, na vida pessoal.
No período da manhã gestores e analistas técnicos da Famato apresentaram dados e informações relacionadas às cadeias produtivas, como agricultura e pecuária, assuntos fundiários, trabalhistas, tributários, meio ambiente, entre outros. O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, apresentou a metodologia do instituto e dados do agronegócio mato-grossense. O diretor executivo do AgriHub, Otávio Celidonio, descreveu os programas desenvolvidos pelo hub e ações que conectam o produtor rural às tecnologias especialmente desenvolvidas para o campo.
O superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, destacou a importância da Academia de Liderança na disseminação de conhecimento e ferramentas técnicas que podem ser aplicadas diretamente nas diversas atividades rurais, seja na propriedade rural ou na cidade. “O Senar é parceiro por acreditar que a qualificação e formação de líderes pode mudar a vida do homem do campo”, pontuou Fidelis.
O período da tarde foi de workshop “Moldando comportamentos para uma liderança eficaz”, conduzido pelo consultor Paulo Roberto Silva. Os alunos foram surpreendidos com os resultados do questionário de avaliação do perfil comportamental, falaram sobre a importância de definir prioridades e metas, reflexão sobre eficiência e eficácia.
“A maior lição é ter clareza do que queremos, quais são nossas prioridades e isso está presente no nosso dia a dia. Precisamos definir as prioridades, metas daquilo que realmente é importante. Manter-se ocupado nem sempre é estar sendo produtivo”, disse Paulo Roberto.
Para a presidente do Sindicato Rural de Castanheira, Ana Paula Cordeiro, o aprendizado é uma oportunidade única. “Estou muito feliz de estar participando, estou levando muito conhecimento deste primeiro módulo, e estou muito ansiosa para os próximos, pois tenho certeza que vai ser sensacional e produtivo. Vou levar todo esse aprendizado e colocar em prática no meu sindicato”, disse Ana Paula.
O diretor Administrativo e Financeiro, Robson Marques, falou da relevância do programa para o fortalecimento do sistema sindical e parabenizou a organização do evento.
A programação do primeiro módulo, que segue até sábado (08/07), conta com mais imersão de conhecimento que contribuirá ainda na formação dos novos líderes do agro.