Logo CNA

Mato Grosso

Primeira formatura do Programa de Aprendizagem Técnica é realizada em Sapezal
DJI 0063 scaled

Nesta quinta-feira (29), foi realizada a primeira formatura do Programa de Aprendizagem Técnica

30 de junho 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Aos 20 anos, Ivair Daneli Junior é o mais novo contratado do Grupo Scheffer de Sapezal. O jovem conseguiu a vaga graças ao bom desempenho no Programa de Aprendizagem Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). A cerimônia de formatura da turma de 17 jovens aconteceu na noite desta quinta-feira (29.06) e foi a primeira desde o início do Programa.

“É muito bom sair com a certeza de que a partir de agora terei um plano de carreira em uma empresa boa e graças a parceria de todas essas instituições”, afirmou o jovem que também recebeu homenagem de seus professores na cerimônia.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Sapezal, com a presença dos participantes, familiares e autoridades do município e das instituições parceiras. Representando o Sindicato Rural de Sapezal, Diego Dal’Maso, destacou a importância do programa para o fortalecimento da mão de obra do município.

“Como produtor rural e como Sindicato eu entendo a importância de termos mão de obra qualificada na sociedade Sapezalense. Dessa forma, fortalecemos a nossa economia e garantimos que nossos jovens tenham mais oportunidade nas empresas e propriedades rurais locais”.

Com carga horária superior a três mil horas/aula, os jovens concluíram o curso de Aprendizagem de Nível Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas, sendo o primeiro ano de aulas teóricas no Centro de Treinamento do Senar/MT e IMAmt e no segundo ano, com aulas práticas na empresa Scheffer.

O supervisor da Regional do Senar-MT de Campo Novo do Parecis, Jeferson Crestani, ressaltou sobre a importância da capacitação para o mercado de trabalho rural. “Por dois anos vocês vestiram a camisa do Senar-MT e agora estão indo rumo a um novo passo. Com essa experiência, o mercado de trabalho, com certeza, vai abrir as portas para vocês”.

Metodologia – O curso é o meio para atendimento à Lei da Aprendizagem (n°10.097/2000) no âmbito rural e o Senar-MT é a instituição responsável por possibilitar formação teórica e prática dos estudantes.

O Programa de Aprendizagem Técnica é realizado junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT), por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições. Segundo o gerente do Senai Barra do Bugres, Muller Fernandes, as instituições se complementam. “O Senar-MT contratou e confiou no Senai para o desenvolvimento deste programa que é muito importante para os jovens do interior do nosso estado, o que torna essa parceria fundamental”.

Ao todo, 22 turmas estão em execução beneficiando 573 alunos e atendendo 94 empresas. O gerente de mecanização da Scheffer, Cleiton Diniz, afirma que os jovens participantes têm um diferencial. “Eles já entram na empresa com um embasamento teórico muito bom e contribuem para a instituição desde o estágio”, destaca.

Inscrições abertas – Pelo mesmo programa, estão abertas 25 vagas para a turma de Aprendizagem de Nível Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas, em Barra do Bugres. Os interessados têm até o dia 14 de julho, para se inscrever no site novidades.senaimt.ind.br .

O público-alvo são jovens de 17 a 22 anos de idade, nascidos entre 12/05/2001 a 14/12/2005. A capacitação tem duração de dois anos e é remunerada.

Selo

Matérias Relacionadas