Logo CNA

Mato Grosso

Presidente do Sistema Famato destaca importância da qualidade na capacitação da ATeG
Capa editadas

"E essa capacitação atrai pessoas até mesmo de fora do estado, dessa forma levando o resultado lá na base, ou seja , no campo, até porque o produtor rural é o que mais precisa de conhecimento", disse Vilmondes

24 de outubro 2023

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Ascom Senar-MT

Durante o encerramento do Treinamento Metodológico da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), realizado 20 de outubro no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o presidente do Sistema Vilmondes Tomain explanou sobre a relevância da qualificação profissional de novos técnicos para suprir as demandas dos produtores rurais Mato-grossenses.

“A nossa grande preocupação é qualificar esses profissionais que levarão os serviços através do programa “ATeG “ do Senar-MT. E essa capacitação atrai pessoas até mesmo de fora do estado, dessa forma levando o resultado lá na base, ou seja , no campo, até porque o produtor rural é o que mais precisa de conhecimento. Traduzimos isso em capacitação, gerenciamento, educação, formação e nós temos essa preocupação”, disse o presidente da Famato Vilmondes Tomain.

Para o superintendente do Senar-MT, José Luiz Martins Fidelis, é uma enorme satisfação pela magnitude dessa capacitação. “A gerencia da ATeG fez toda condução dos trabalhos, e o encontro que durou cinco dias foi conduzido por uma profissional do estado de Goiás com um “Know-how” de conhecimento técnico. A expectativa é atender aproximadamente 30 frentes no ano que vem”, destacou Fidelis.

O gerente da Assistência Técnica e Gerencial, Bruno Faria explica que atualmente o Senar-MT conta com 206 técnicos de campo credenciados, atendendo em 14 cadeias produtivas por meio dos 94 Sindicatos Rurais do estado, que é quem solicita os atendimentos. “A medida que forem demandadas novas frentes, acionamos os novos capacitados, porém não existe um prazo determinado, para que isso ocorra”, disse Bruno.

Capacitação da ATeG

O treinamento atraiu profissionais de outros estados, a exemplo do zootecnista Diego Lauro, que veio de Barreiras na Bahia para participar do encontro . “No meu estado trabalho há dois anos na área de assistência técnica. Conheço uma técnica de campo da minha cidade que trabalha em Mato Grosso e foi ela quem me incentivou a vir. Pretendo conhecer a metodologia e, quem sabe, poder mostrar o meu trabalho e auxiliar os bovinocultores de corte do estado”, destacou o zootecnista.

Prática – Na oportunidade, o grupo de 41 técnicos de campo que participaram do treinamento metodológico de 40 horas, fizeram visita técnica na Fazenda Árica em Santo Antônio do Leverger. O principal objetivo da visita foi realizar levantamento de inventario de recursos, maquinários, benfeitorias e rebanho da propriedade para fazer uma simulação dos lançamentos no Software Sisateg (Ferramenta Oficial da CNA) para controle de gestão das propriedades.

Programação – Além do presidente da Famato, Vilmondes Tomain e o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis também fizeram parte do encerramento os diretores da Famato; Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais), e gerentes do Senar-MT.

Selo


Matérias Relacionadas