Logo CNA

Rio Grande do Norte

Presidente do Sistema FAERN/SENAR faz balanço positivo da missão ao Oriente Médio
Visita oriente medio

Missão técnica serviu para buscar novos mercados para os produtos do agro

3 de março 2020

O presidente do Sistema Faern/Senar e membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/RN, José Vieira, integrou a delegação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) na missão técnica ao Oriente Médio dentre os dias 16 a 21 de fevereiro, em busca de mercados para os produtos do agro.

Além do presidente da Faern/Senar e do secretário estadual de Agricultura do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha, o grupo ainda era composto de dez produtores de frutas (melão, melancia, mamão, cítricos, manga e coco), pimenta-do-reino, café e ovinos, que participaram da agenda de compromissos em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Riade (Arábia Saudita).

A missão começou pelos Emirados Árabes Unidos, com uma visita a maior feira de alimentos e bebidas da região, a “Gulfood”, em Dubai. Na segunda (17), a comitiva teve compromissos em Abu Dhabi, capital do país, onde conheceu uma propriedade rural e uma rede de mercados na região. Também visitaram um Mercado de Frutas e Vegetais de Riade, na Arábia Saudita.

O presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern), José Vieira, disse que conversou com alguns comerciantes, que mostraram interesse em fazer negócios com os brasileiros. “Essa é uma grande oportunidade para o Brasil. Nós sabemos das dificuldades com a logística, mas a Arábia é um mercado promissor e de um potencial muito grande”.

Durante as visitas, a delegação conheceu o Grupo Lulu International, uma rede de supermercados indiana, que tem ampla presença no Oriente Médio, com cerca de 200 lojas no mundo. A comitiva brasileira também visitou a produção de tâmaras da empresa Al Rajhia, o porto Jebel Ali, em Dubai, o maior do Oriente Médio e o nono do mundo em movimentação de carga. Na visita ao porto, a delegação brasileira se reuniu com a operadora logística DP World (Dubai Port World) para aprender um pouco sobre a capacidade, as operações e o tempo de trânsito de produtos.

Concluindo a viagem, o grupo participou ainda de um encontro na Modern Freight Company, empresa que também opera no Porto de Jebel Ali e trabalha com armazenagem, processamento de mercadorias, embalagens e agregação de valor a produtos, além dos serviços de frete internacional.

A comitiva também promoveu o seminário “Talk and Taste Brazil”, com o objetivo de apresentar os produtos do agro brasileiro para empresários e autoridades sauditas. O evento ocorreu em Riade, na Arábia Saudita, e faz parte da programação da missão técnica da Confederação ao Oriente Médio. Produtores de frutas (melão, melancia, mamão, cítricos, manga e coco), pimenta-do-reino, café e ovinos integram a comitiva.

“O mercado do Oriente Médio é comprador, com isso é possível sim vender para o Oriente Médio, o momento é fazermos o dever de casa no intuito de ser profissional. A cadeia da Fruticultura, que é o caso do RN, precisa estar mais organizada para poder fazer vendas mais efetivas junto aos produtores rurais”, destacou José Vieira.