Logo CNA

Minas Gerais

Presidente de Sindicato de Muzambinho conquista o Prêmio Illy de Qualidade Sustentável do Café
Premio sindicato 1

12 de maio 2022

Por: Sistema FAEMG

O cafeicultor e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Muzambinho, Rodrigo de Almeida Machado, faturou, no dia 5 de maio, o título de vice-campeão do 31º Prêmio Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso – categoria Sul de Minas.

E Minas Gerais dominou o pódio da premiação! Na categoria Nacional, os três cafés mais bem pontuados foram todos de Minas Gerais, produzidos pelos cafeicultores Candido de Sorti Machado, de Muzambinho, no Sul de Minas; Claudio Esteves Gutierrez, de Capelinha, na Chapada de Minas; e João Batista dos Santos, de Araponga, nas Matas de Minas. A ordem de classificação entre eles será descoberta apenas no 7º Prêmio Internacional Ernesto Illy, que acontecerá em Nova York no segundo semestre.


O trio também vai representar o Brasil na disputa do 7º Prêmio Ernesto Illy Internacional, que será realizado em Nova York, no segundo semestre, e que reúne 27 cafeicultores de nove países que fornecem grãos para a illycaffè. Na ocasião, também será revelada a ordem de classificação entre eles.

Os campeões foram selecionados dentre 40 finalistas por uma comissão composta por especialistas nacionais e internacionais da Illy. A edição contou com o recebimento de 754 amostras de café arábica, da safra 2021/2022, cultivadas em diferentes partes do Brasil.