Logo CNA

Ceara

Presidente da Faec recebe novo superintendente da Sudene
Sudene1

Durante o encontro, foi abordada a política de incentivos da Sudene para o agro e a operacionalização do FNDE

19 de julho 2023

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, recebeu, nesta terça-feira (18), o novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral. Durante o encontro, cujo objetivo foi aproximar as entidades, foram tratados do acesso a benefícios fiscais e linhas de financiamentos voltadas ao agro cearense.

“Queremos abrir o diálogo com o setor, por isso estamos fazendo essa visita institucional à Federação, ao Amílcar. Para estreitar a relação da Sudene com um segmento que é muito importante para a economia brasileira e para a economia do Nordeste, desde o pequeno agricultor até o setor do agronegócio”, disse Danilo Cabral.

O superintendente da Sudene falou da possibilidade de isenção fiscal do imposto de renda a produtores rurais e do acesso ao Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que apoia grandes projetos de infraestrutura e pode financiar até 80% do investimento total do empreendimento. “A gente pode ampliar essa participação aos mecanismos de financiamento por meio dos fundos constitucionais e a incentivos fiscais”, disse Danilo.

O presidente da Faec apresentou demandas do setor e destacou a oportunidade para o produtor rural cearense desenvolver suas atividades por meio das políticas de incentivo da Sudene. “Hoje, por falta de informação, apenas nove empresas, no Ceará, têm acesso à isenção fiscal no imposto de renda, por exemplo. A partir de agora, a Federação vai orientar os produtores a procurar a Sudene, a elaborar seus projetos, pois é possível acessar esse incentivo fiscal. Isso é oportunidade que vale do pequeno ao grande produtor”, disse Amílcar Silveira.

Também acompanhou a reunião, o diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire, o presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras)-Sescoop/CE, João Nicédio Alves Nogueira, e o secretário Executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), Sílvio Carlos Ribeiro.

Sudene

Entre as principais atribuições da Sudene estão a formulação de planos e diretrizes, além do apoio, em caráter complementar, a investimentos públicos e privados nas áreas de infraestrutura econômica e social, capacitação de recursos humanos, inovação e difusão tecnológica, políticas sociais e culturais. Também é responsabilidade da instituição a promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural e a proteção ambiental do semiárido por meio da adoção de políticas diferenciadas para a sub-região.

Para impulsionar suas atividades, a Sudene conta com o FDNE e o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), cujo planejamento é realizado pela Autarquia e pelo BNB.

Matérias Relacionadas