Logo CNA

Presidente da CNA recebe embaixador do Irã no Brasil
Embaixador do Ira Wenderson Araujo

Encontro ocorreu na quarta (20)

20 de outubro 2021
Por CNA

Brasília (20/10/2021) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, recebeu o embaixador da República Islâmica do Irã no Brasil, Hossein Gharibi, na quarta (20), para uma visita de cortesia na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília.

Eles discutiram, entre outros temas, a possibilidade de aumentar a relação comercial entre os dois países. Atualmente o Irã é um grande importador de grãos (milho e soja) e de carne bovina e de frango do Brasil.

No encontro, o embaixador Hossein Gharibi propôs estimular o comércio bilateral e demonstrou interesse em exportar a ureia (fertilizante sólido) para o Brasil.

Para o presidente da CNA, o estímulo ao comércio de produtos agrícolas é exatamente o que a entidade busca, principalmente a relação direta, que beneficia o produtor rural.

João Martins também falou do Programa de Intercâmbio AgroBrazil, que leva adidos agrícolas de embaixadas estrangeiras para conhecer a produção agropecuária do país, e convidou Hossein Gharibi para participar quando a iniciativa for retomada em 2022.

Ao final da reunião, as autoridades definiram que as equipes técnicas da CNA e da Embaixada do Irã seguirão em contato para elaborar estratégias e formas de trabalhar a relação comercial.

Participaram do encontro o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, e o consultor da CNA e presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão.

O terceiro secretário da Embaixada do Irã, Mehdi Ghasemi, e a tradutora Izabele Matos também acompanharam o encontro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação