Logo CNA

Presidente da CNA participa da abertura da 13ª Expogenética
38f8b1a1 881e 4266 b9b3 72d560f3cd50

Neste ano, maior feira de genética zebu do mundo será totalmente virtual

15 de agosto 2020
Por CNA

Brasília (15/08/2020) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou da 13ª edição da Expogenética, que acontece de 15 a 23 de agosto.

Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Expogenética é a maior feira de genética da raça zebuína do mundo. Este ano, diante da pandemia do Covid-19, o evento será totalmente virtual.

Na abertura, João Martins parabenizou a Associação, que ao longo dos anos conseguiu transformar raças como a Zebu nas melhores do mundo.

“Neste momento difícil em que a humanidade está passando, a instituição teve a competência de não interromper essa amostra da evolução da genética brasileira. Juntos, vamos transformar o Brasil e mostrar para o mundo que somos competentes”.

Em seu discurso, o Presidente da ABCZ, Rivaldo Machado, afirmou que o melhoramento genético no país só é possível graças a um tripé: a dedicação do produtor, o olhar técnico para o fenótipo e as ferramentas oferecidas pelos programas de avaliação genética.

“Queremos que o agro brasileiro colha frutos das decisões da Expogenética, que temos certeza de que entrará para a história da pecuária. Pela primeira vez teremos uma programação internacional, possibilitando negócios com criadores de todo o mundo”.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, também parabenizou a ABCZ por manter a iniciativa, mesmo nesse momento de pandemia. “Parabéns pela genética de ponta e de qualidade que o Brasil faz com o gado zebu”.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Roberto Simões, “eventos como esse são de fundamental importância para os pecuaristas brasileiros, pois mostra o melhoramento genético de zebuíno do país, que é a grande base do desenvolvimento contínuo da pecuária mineira e brasileira”.

Em sua fala, a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, disse que o aprimoramento genético de touros e matrizes é uma oportunidade única para o produtor elevar a qualidade do seu rebanho e, consequentemente, fortalecer a cadeia produtiva da carne e do leite.

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, também participou da abertura e destacou que embora a feira seja totalmente online, ela será uma oportunidade para que pessoas de outras regiões do Brasil e do mundo participem e comprem a genética do gado, melhorando, assim, a produção de carne e de leite.

Por fim, o governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou que o agro é o setor que tem sustentado a economia brasileira. “Dentro do agro, o setor de Zebu tem tido grande relevância. A alta produtividade e a melhoria genética só são hoje o que são, graças a inciativas como essa feira”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil