Bahia
Notícias
“Pulverização aérea é segura, eficiente e viabiliza a produção de alimentos em larga escala”, diz vice-presidente da Faeb, em audiência pública
11 de setembro 2023Queijos produzidos na Bahia são premiados em concurso nacional
12 de julho 2023Primeiro Hub do Agro na Bahia será inaugurado em Salvador
3 de fevereiro 2023Presidente da CNA, João Martins, e do Sistema Faeb, Humberto Miranda, participam de reunião do Fundap

Por: Ascom Sistema Faeb
Os conselheiros do Fundo de Apoio a Pecuária do Estado da Bahia (Fundap), estiveram reunidos, nesta segunda-feira (15), na sede do Sistema Faeb/Senar, em Salvador. Entre as pautas do encontro, estavam a possível aquisição de um aplicativo para celular que facilita o pagamento do Guia de Trânsito Animal (GTA) e a discussão sobre a Bahia sediar a 3° Reunião Nacional dos Fundos Emergenciais.
A proposta do aplicativo foi apresentada por Murilo Xavier, diretor da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que falou sobre as facilidades que os produtores rurais podem ter com o pagamento sendo realizado por meio do celular, de forma fácil e rápida. A compra do aplicativo, no entanto, será analisada nas próximas reuniões do fundo.

Também estavam como pautas do encontro a aquisição e entrega de veículos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) para a região Oeste do estado e a atualizações das ações da Abad para a Peste Suína Clássica (PSC) e o plano estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).
A reunião foi conduzida por direitor-presidente do Fundap, Marcelo Martins. Estavam presentes também o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins; do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda; Superintendente Federal da Agricultura da Bahia, Paulo Emílio; diretor da Adab, Rui Leal; Gilberto Castro, da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste); Antônio Moraes Miranda, da Cooperativa Pecuária de Feira de Santana; Joaquim Marques (Fundap); Patrícia Nascimento, diretora executiva da Associação Baiana de Avicultura (Aba); Carlos Bahia, assessor jurídico da Faeb; e o suinocultor Virgílio Santana.