Logo CNA

Presidente da CNA inaugura Carreta Agro Pelo Brasil
Inauguracaofaixacarreta

Cerimônia foi realizada na quarta (13), em Brasília

13 de dezembro 2023
Por CNA

Brasília (13/12/2023) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, participou no Parque da Cidade de Brasília, na quarta (13), da inauguração da Carreta Agro pelo Brasil, uma iniciativa do Sistema CNA/Senar, por meio de seu Instituto, vai levar tecnologia, inovação, informação e conhecimento aos produtores rurais em eventos do agro realizados em todo o país.

João Martins, presidente da CNA João Martins, presidente da CNA

A inauguração contou também com a participação do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Daniel Carrara, do presidente do Instituto CNA, Roberto Brant, a diretora executiva do Instituto CNA, Mônika Bergamaschi, de diretores e vice-presidentes da CNA, presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária, superintendentes do Senar, representantes de sindicatos, produtores e colaboradores do Sistema CNA/Senar.

Em seu discurso, João Martins fez questão de reconhecer o trabalho de toda a equipe pelo resultado do projeto, falou da excelência dos colaboradores e que, para ele, foi um “privilégio organizar o time”.

Imagem

O presidente da CNA afirmou que a inauguração da Carreta representa um novo momento do Sistema CNA/Senar e que a iniciativa aproxima e reduz as diferenças entre as mais diversa Federações de agricultura e pecuária dos Estados. “Todos os Estados vão ter a presença da nossa carreta do agro”, disse.

Daniel Carrara afirmou que a Carreta também faz parte do objetivo do Sistema que faz investimentos em Comunicação para mostrar a importância do produtor rural brasileiro à toda a sociedade.

Daniel Carrara, diretor-geral do Senar Daniel Carrara, diretor-geral do Senar

Além de atender as demandas das Federações e das Administrações Regionais do Senar, “estamos preparando um calendário para participação em eventos do agro. Agradeço ao Instituto CNA, que é o nosso braço de pesquisa, inovação e agora de feiras, pela realização desse projeto,”, disse Carrara.

De acordo com Roberto Brant, o projeto visa incentivar e promover a cultura local. “Teremos produtos regionais que vão fornecer conteúdo local, sendo transmitido para todo o Brasil, por meio de um link próprio de Internet, que pode estar presente em todos os lugares do Brasil como um investimento mútuo”, explicou.

Roberto Brant, presidente do Instituto CNA Roberto Brant, presidente do Instituto CNA

O presidente da CNA conheceu as instalações, acompanhado por uma comitiva de vice-presidentes e diretores, e participou da gravação de um podcast em um estúdio fixo montado na Carreta.

Dentro da programação, João Martins conheceu o Espaço de Imersão, para apresentação de vídeo Terra, Ciência e Alimento.

Espaço de Imersão da Carreta Agro Pelo Brasil Espaço de Imersão da Carreta Agro Pelo Brasil

Também foi realizada uma degustação de produtos artesanais e tradicionais com a chef Raquel Amaral, que utilizou alimentos de produtores rurais atendidos pelo Sistema CNA/Senar.

Chef Raquel Amaral prepara harmonização de alimentos artesanais e tradicionais Chef Raquel Amaral prepara harmonização de alimentos artesanais e tradicionais

Com espaços fixos e variáveis, a Carreta Agro pelo Brasil possui 98 metros quadrados de área útil e foi idealizada para se adaptar aos diversos tipos de eventos e inúmeros projetos e serviços oferecidos pelo Sistema CNA/Senar.

A carreta tem a possibilidade de inúmeras configurações. As principais são os espaços multiusos para realização de palestras técnicas, cursos, treinamentos, uma cozinha experimental, um espaço de imersão com vídeos sobre o agro e um estúdio de podcast, montado com todos os equipamentos.

A primeira feira que terá a participação da Carreta Agro pelo Brasil será a Sealba Show, realizada de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, na cidade de Itabaiana, região do agreste de Sergipe. O evento reúne produtores rurais, técnicos, empresas agrícolas e representantes do setor produtivo.

Imagem

Artesanais e Tradicionais – As autoridades presentes à inauguração também visitaram a feira de alimentos, montada em uma tenda com ligação à Carreta, com 12 produtores rurais participantes do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, criado para valorizar o produtor rural e sua família, trabalhando a agregação de valor, a cultura regional e o reconhecimento dos produtos artesanais brasileiros.

Mônika Bergamaschi afirmou que o modelo da feira em Brasília será replicado nos estados que a Carreta percorrer no próximo ano.

Mônika Bergamaschi e Matheus Ferreira, do ICNA Mônika Bergamaschi e Matheus Ferreira, do ICNA

“A ideia é participarmos das principais feiras e eventos do Brasil também promovendo e valorizando os produtos artesanais e tradicionais de todas as regiões. Aqueles produtos que a gente tem vontade de levar para casa vão estar à disposição na feira. Vamos poder comprar azeite, cachaça, chocolate, queijo, salame, enfim, todos os produtos maravilhosos que são feitos pelos nossos produtores com as orientações do Sistema CNA/Senar”.

12 produtores rurais participam da Feira de Alimentos Artesanais e Tradicionais da Carreta Agro Pelo Brasil 12 produtores rurais participam da Feira de Alimentos Artesanais e Tradicionais da Carreta Agro Pelo Brasil

Na feira da carreta em Brasília, estão expostos para comercialização produtos como mel e derivados, azeite, goiabadas, chocolates, pimentas artesanais, embutidos, cachaça, vinhos, biscoitos, café e queijos. O espaço estará aberto para o público em geral de quinta (14) a sábado (16), das 9h às 17h.

Programa - O Agro pelo Brasil é um programa do Sistema CNA/Senar que tem o intuito de divulgar as ações desenvolvidas aos produtores rurais, conectar pessoas, debater temas de interesse do agro, mostrar experiências de sucesso no campo, promover a cultura e a gastronomia de todo o país.

Matérias Relacionadas