Logo CNA

Presidente da CNA destaca papel da Embrapa nos seus 48 anos de criação
Whats App Image 2021 04 28 at 10 34 13

João Martins participou de solenidade virtual na quarta (28)

28 de abril 2021
Por CNA

Brasília (28/04/2021) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou, na quarta (28), da solenidade virtual de comemoração dos 48 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina e do presidente da Embrapa, Celso Moretti.

Também acompanharam o evento o presidente do Conselho de Administração da estatal, Fernando Camargo, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB/PR), o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes, e o diretor-geral do Senar e conselheiro da Embrapa, Daniel Carrara.

Martins destacou, em seu vídeo, o trabalho desenvolvido pela Embrapa nesses 48 anos, por meio da pesquisa e da inovação, para transformar o Brasil em um dos principais celeiros do mundo e fazer com que os produtores rurais brasileiros se tornassem eficientes e competentes.

Uma das homenageadas na cerimônia, a ministra Tereza Cristina destacou o papel da pesquisa para tornar o Brasil uma potência agroambiental e a importância de se ter uma agricultura movida à ciência para desenvolver a produção de alimentos, além de gerar riqueza, renda e dignidade para a população brasileira.

Já Celso Moretti lembrou a transformação da agropecuária brasileira a partir da criação da Embrapa, em 1973, fazendo com que o país deixasse a condição de importador de alimentos para se tornar autossuficiente na produção, fornecendo alimentos para mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo.

Neste contexto, explicou o presidente da Embrapa, a estatal desenvolveu pesquisa e inovação no Cerrado para transformar o solo árido em terra fértil, além de adaptar espécies e raças de gado de outros países ao clima tropical brasileiro. Ele também anunciou o balanço social do órgão e anunciou o lançamento de novas tecnologias para a atividade agropecuária.

O ex-ministro Alisson Paolinelli, que acompanhou todo o processo de criação da Embrapa na década de 70, quando era titular da pasta da Agricultura, disse que a agricultura movida à ciência faz do Brasil o “sustentáculo” da segurança alimentar para os povos que virão.

Homenagens – A Embrapa aproveitou as comemorações dos seus 48 anos de criação para homenagear produtores e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária brasileira e que foram importantes para a estatal nos seus anos de existência. A ministra Tereza Cristina, na categoria “Governo Federal”, e o ex-ministro Paolinelli, na categoria “Especial”, foram lembrados na solenidade.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas