28/04/2021

Presidente da CNA destaca papel da Embrapa nos seus 48 anos de criação

Brasília (28/04/2021) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou, na quarta (28), da solenidade virtual de comemoração dos 48 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina e do presidente da Embrapa, Celso Moretti.

Também acompanharam o evento o presidente do Conselho de Administração da estatal, Fernando Camargo, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB/PR), o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes, e o diretor-geral do Senar e conselheiro da Embrapa, Daniel Carrara.

Martins destacou, em seu vídeo, o trabalho desenvolvido pela Embrapa nesses 48 anos, por meio da pesquisa e da inovação, para transformar o Brasil em um dos principais celeiros do mundo e fazer com que os produtores rurais brasileiros se tornassem eficientes e competentes.

Uma das homenageadas na cerimônia, a ministra Tereza Cristina destacou o papel da pesquisa para tornar o Brasil uma potência agroambiental e a importância de se ter uma agricultura movida à ciência para desenvolver a produção de alimentos, além de gerar riqueza, renda e dignidade para a população brasileira.

Já Celso Moretti lembrou a transformação da agropecuária brasileira a partir da criação da Embrapa, em 1973, fazendo com que o país deixasse a condição de importador de alimentos para se tornar autossuficiente na produção, fornecendo alimentos para mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo.

Neste contexto, explicou o presidente da Embrapa, a estatal desenvolveu pesquisa e inovação no Cerrado para transformar o solo árido em terra fértil, além de adaptar espécies e raças de gado de outros países ao clima tropical brasileiro. Ele também anunciou o balanço social do órgão e anunciou o lançamento de novas tecnologias para a atividade agropecuária.

O ex-ministro Alisson Paolinelli, que acompanhou todo o processo de criação da Embrapa na década de 70, quando era titular da pasta da Agricultura, disse que a agricultura movida à ciência faz do Brasil o “sustentáculo” da segurança alimentar para os povos que virão.

Homenagens – A Embrapa aproveitou as comemorações dos seus 48 anos de criação para homenagear produtores e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária brasileira e que foram importantes para a estatal nos seus anos de existência. A ministra Tereza Cristina, na categoria “Governo Federal”, e o ex-ministro Paolinelli, na categoria “Especial”, foram lembrados na solenidade.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Relações Institucionais

Veja também