Logo CNA

Presidente da CNA abre encontro do Núcleo de Relações Institucionais
X5 L8571

Grupo formado pela Confederação e federações irá discutir construção de agenda única para o agro

10 de julho 2019
Por CNA

Brasília (10/07/2019) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou, na quarta (10), da abertura da primeira reunião do Núcleo de Relações Institucionais (RI) do Sistema CNA, em Brasília (DF). O encontro faz parte da proposta de construção de uma agenda única para o agro.

O grupo será composto por federações estaduais com o objetivo de fortalecer a pauta do setor agropecuário na defesa dos interesses dos produtores rurais junto ao Congresso Nacional e às assembleias legislativas.

Na abertura do encontro, Martins destacou a importância do evento para adaptar o núcleo “a nova realidade brasileira”. Segundo ele, CNA, federações e sindicatos rurais precisam estar engajados para construir uma agenda única do agro para ser discutida no Poder Legislativo.

“Se nós estivermos todos juntos, teremos uma força muito maior”, ressaltou o presidente da CNA. Ele defendeu, também, que o setor esteja sempre na vanguarda das discussões e pediu mais estreitamento na relação entre federações e parlamentares nos estados.

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, falou sobre a necessidade de agregar as federações na pauta única do agro para intensificar as ações do Senar em benefício dos produtores.

Segundo o consultor especial da presidência da entidade, Nilson Leitão, 2,6 mil proposições relacionadas ao setor tramitam atualmente na Câmara e no Senado sobre os mais diversos temas. Leitão explicou que as matérias são monitoradas pela equipe de RI do Sistema CNA/Senar.

A coordenadora de RI, Suelen Romagna, explicou o funcionamento e os objetivos do núcleo e defendeu que o setor continue com a iniciativa de apresentar suas demandas ao Congresso. “Precisamos propor ainda mais políticas públicas para o desenvolvimento do nosso país. Fica como reflexão a necessidade de pautarmos cada vez mais nosso Legislativo”.

A reunião contou com a participação de presidentes e representantes de várias federações de agricultura e pecuária, tanto presencialmente quanto por videoconferência. Eles assistiram a uma apresentação do presidente do Instituto de Relações Governamentais (Irelgov), Bruno Perman.

Em seguida, iniciaram a primeira reunião de trabalho com as federações. Também acompanharam os trabalhos os assessores Maisa Barbosa, Fabíola Pinheiro e Victor Ayres, da equipe de coordenação da RI da CNA.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação