Logo CNA

Prêmio CNA Brasil Artesanal tem 10 azeites finalistas
Azeite finalistas

Produtos foram escolhidos entre 58 amostras. Próxima etapa é o júri popular, em Brasília (DF)

24 de julho 2023
Por CNA

Brasília (24/07/2023) – O Prêmio CNA Brasil Artesanal divulgou, na segunda (24), as dez marcas de azeite de oliva extra virgem finalistas no concurso de 2023. Os produtores foram selecionados por um júri técnico que analisou 58 amostras de produtos na última semana.

Dos dez selecionados são cinco na categoria Blend, que tem mais de uma azeitona usada na produção, e outros cinco na categoria Monovarietal, na qual o azeite é produzido com apenas um cultivar de azeitona.

Os cinco finalistas categoria Blend são: Bem-te-Vi (RS), Casa Gabriel (RS), Herança do Cerro Intenso (RS), Irarema Suave (SP/MG), Sabiá (SP/RS).

Na categoria Monovarietal, os escolhidos foram: Cadenza Picual (RS), Capolivo Arbequina (RS), Lagar H Manzanilla (RS), Milonga Arbequina (RS) e Ouro de Santana Manzanilha (RS).

“É uma emoção muito grande entrar em contato com cada um dos finalistas para informar que estão na final deste concurso. É o reconhecimento do trabalho desses produtores, que enfrentam desafios e primam pela qualidade dos seus produtos”, destaca a assessora técnica da CNA, Fernanda Regina.

Os dez finalistas passam agora para a avaliação de um júri popular, prevista para os dias 12 e 13 de agosto, em Brasília (DF). A última etapa do concurso consiste na avaliação da história dos azeites finalistas.

Todos os dez finalistas, cinco em cada categoria, recebem premiação em dinheiro e certificados.

A iniciativa é realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSPA).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas